Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Há 31 anos, o bairro Guaxindiba, em São Gonçalo, ganhava a primeira escola pública. Cinco anos depois o local foi contemplado com dois postos de saúde. E em 1998 a região conquistou o CRAS, o Centro de Referência e Assistência Social, que é a porta de entrada para diversos benefícios sociais do Governo e atende a população em vulnerabilidade social. Todas essas conquistas foram possíveis pela luta da Associação de Moradores, criada há 32 anos. Destes, em 27 ela foi presidida por Silvio Oliveira, que na manhã desta quarta-feira (07) participou, junto dos mais de 200 moradores da região, da ação social realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que contou com serviços gratuitos de saúde, beleza e auxílio em áreas jurídicas.
“Dezesseis de janeiro de 1960 foi a data que marcou a minha chegada aqui em Guaxindiba. Morava em Niterói e vim para ficar mais perto da minha família. Quando cheguei aqui, a situação era muito precária, não tínhamos nada no bairro. Reuni alguns amigos e decidimos lutar por melhorias para a nossa região. E nós pensávamos: quais são as prioridades do bairro?. Eram educação, saúde e assistência social. Porque se a coisa é boa pra mim , mas não é para o outro morador, então não vale de nada. Ver o serviço do CRAS hoje atendendo as famílias, e lembrar como tudo começou é gratificante”, disse Silvio, presidente da Associação.
Crianças, idosos, pessoas de todas as idades compareceram a ação, que também já aconteceu nos bairros Boaçu, Salgueiro e Itaoca. O objetivo é aproximar cada vez mais o serviço público da população. O prefeito José Luiz Nanci esteve presente na programação e parabenizou a iniciativa.
“Sabemos das dificuldades que temos em nosso município, e infelizmente não é de hoje que o bairro Guaxindiba sofre com a precariedade. Mas vamos lutar para melhorar a situação não só desse bairro, mas de toda a cidade. Fico feliz em ver o trabalho do secretário Marlos Costa e de toda a equipe do CRAS, contribuindo para garantir qualidade de vida e dignidade a toda a população”, disse.
Mais de 200 famílias são atendidas por mês no CRAS Guaxindiba, de acordo com Regiane Coutinho, que atua na unidade há cinco anos, dois destes como coordenadora.
“O CRAS virou um espaço de referência para as famílias do bairro. Elas são assistidas, acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, com assistentes sociais, educadores, psicólogas, que fazem um trabalho de escuta e acolhem as demandas. Temos aqui uma população muito fragilizada socialmente, e procuramos dar o nosso melhor para cada um deles”, afirma.
A programação contou ainda com apresentação de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da turma de dança. O serviço de convivência é formado por diversas oficinas para todas as idades, oferecidas em todos os 18 CRAS da cidade. Em Guaxindiba as atividades são artesanato, percussão, educação física, jiu-jitsu e dança. A próxima ação social acontece nesta sexta-feira (09), a partir das 9h, no CRAS Barro Vermelho.
Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados