Início > Assistência Social > CRAS Guaxindiba inova com oficinas de jiu-jítsu

CRAS Guaxindiba inova com oficinas de jiu-jítsu

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/04/2024

Centro de referência passou por obras de revitalização

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social, é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social, mas também é um local que possibilita mudanças de hábitos na vida das pessoas. O município de São Gonçalo conta com 15 unidades que funcionam como porta de entrada para os benefícios sociais. Inaugurado há um mês, o CRAS Guaxindiba, além de oferecer orientações sobre os benefícios assistenciais, também oferta aos moradores da localidade oficinas de jiu-jítsu. 

“Entendemos a importância do esporte na vida de todas as pessoas, visto que são inúmeros os benefícios físicos e mentais da prática regular de uma atividade. Conseguimos implementar o jiu-jítsu na unidade e, com a reforma, estamos aptos para receber ainda mais pessoas”, disse Renata Pimental, coordenadora do CRAS de Guaxindiba. 

As aulas, destinadas para crianças, adolescentes e idosos, são ministradas pelo professor Gabriel dos Anjos, que destacou a origem da arte marcial, que foi inicialmente voltada para defesa pessoal e somente depois se tornou uma modalidade esportiva.

“A defesa pessoal é um dos principais benefícios do jiu-jítsu. É uma arte marcial que melhora hábitos e que, nas crianças, cria uma responsabilidade e disciplina. Durante as aulas, busco passar ensinamentos técnicos como alavancas, fuga de quadril, finalização, mata leão, entre outros movimentos, sempre respeitando a individualidade de cada aluno”, contou o professor. 

Carolina Ferreira, moradora de Guaxindiba, inscreveu os filhos Davi, de 9 anos, e Arthur, de 4, na atividade em busca de qualidade de vida para as crianças. 

“Acredito que toda criança deve ter acesso ao esporte. Para meus filhos tem sido ótimo, porque além de todos os benefícios para a saúde, consigo tirar eles do celular e da frente da televisão”, disse Carolina.

A oficina de jiu-jítsu no CRAS de Guaxindiba é oferecida de segunda a sexta, de 8h às 9h para idosos, de 9h às 10h e de 14h às 15h para crianças e adolescentes. Crianças menores de 5 anos devem permanecer nas aulas na companhia de um responsável. 

Para se inscrever na atividade é preciso ir até a unidade, realizar um teste físico e solicitar a ficha de inscrição.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content