Início > Desenvolvimento Social > CRAS Amendoeira recebe palestra “Leitura do Mundo”

CRAS Amendoeira recebe palestra “Leitura do Mundo”

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/06/2017

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Amendoeira recebeu, na tarde desta terça-feira (20), a palestra “Leitura do Mundo” da professora e escritora Yonara Costa. Nascida, criada e graduada em São Gonçalo, Yonara Costa é formada em Letras pela UERJ e mestre pela UFRJ, é autora, dentre outros, dos livros “As minhas histórias de amor dos outros” e “Nua de verdade”. Professora da rede pública e privada, coordenou os premiados projetos “Além do que os olhos veem” e “Vidas gonçalenses”.

Apresentar a história de leitura e incentivar a população a ler e ter acesso ao conhecimento, este é o objetivo da palestra da escritora e professora Yonara Costa, que distribuiu livros aos usuários do CRAS Amendoeira.

“Durante a palestra falo um pouco da minha história de leitura, isso motiva o outro, podemos notar que muitos jovens não leem porque não tem acesso e incentivo. A palestra acaba, mas precisamos do palpável, por isso pedi aos meus amigos doação de livros para trazer para os jovens. Muito gratificante esse trabalho no CRAS onde os jovens foram muito receptivos, demonstraram interesse e saíram pelo menos com um livro nas mãos”, disse.

Durante palestra, a escritora ainda lançou a proposta da criação de uma biblioteca no CRAS Amendoeira que atenda a todos. Produtor cultural e orientador social, Rafael Massoto acredita que o livro é a cura para modificar uma vida.

“O livro é capaz de salvar uma vida, quando você chega no ambiente onde a leitura não é um hábito, acaba se tornando um processo lento. Quando convidei a Yonara para palestra o objetivo era fazer com que os jovens pudessem se identificar com a história dela e fazer com que eles criem o prazer pela leitura. A introdução da leitura deve ser feita pela pessoa e não por um livro jogado na estante, com isso conseguimos levar um pouco da história de cada livro e apresentar para população”, completou.

Usuária do CRAS, Luiza Couto, 13 anos, conta que o livro abre portas e ajuda os jovens a não ficarem só na internet.

“Hoje em dia os adolescentes não tem costume de ler, por causa da violência, eles ficam muito dentro de casa e acabam só se comunicando pela internet. O livro abre caminhos e portas, além de colaborarem para uma escrita melhor”, contou.

A próxima palestra da escritora e professora Yonara Costa acontecerá no dia 26, no CRAS Engenho Pequeno.

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content