Início > Assistência Social > Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial promove curso de tranças afro

Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial promove curso de tranças afro

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/11/2021

Durante a qualificação, alunas têm acesso a noções de empreendedorismo para renda imediata 

A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, através da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, da Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo, está promovendo o “Curso intensivo de tranças afro”, no Instituto Abraço do Tigre, no bairro Porto da Pedra. O objetivo é estimular a criatividade manual e ensinar técnicas de trança afro relacionadas à ancestralidade e como forma de resistência. O curso, ministrado pela trancista Dori, está sendo realizado às segundas e quartas-feiras do mês de novembro, no horário de 10h às 17h.

“Seguimos trabalhando pela valorização da cultura negra. A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial tem se esforçado para manter a cultura e buscado uma forma de fomentar o empreendedorismo e a aquisição de algum recurso para o sustento da família”, disse a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva.

Durante o curso, as alunas têm acesso a noções de empreendedorismo, além de conceitos sobre  moda, maquiagem, precificação e redes sociais. A iniciativa faz parte do “Novembro Negro”, desenvolvido pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial.

“Desenvolver um projeto que envolve tranças é abordar sobre ancestralidade, é contar a história dos nossos através do trançado. E esse curso busca isso. Costumamos dizer dentro do movimento negro que, quando uma mulher sobe, ela deve puxar a outra. Além disso, queremos explicitar que mulheres fortes fortalecem mulheres. Estão entre nossos objetivos fornecer renda imediata para as participantes do curso, além de resistência e empoderamento na vida delas”, afirmou Daniele Gonçalves, responsável pela Coordenadoria.

Feira Aduke – No dia 26 de novembro, também dentro do “Novembro Negro”, a quadra da escola de samba Porto da Pedra vai receber, das 10h às 19h, a Feira Aduke. O evento vai contar com desfiles, feira de empreendedorismo, presença de passistas e mestre-sala e porta-bandeira da escola, entre outras atividades. 

Na oportunidade, serão feitas inscrições para a próxima edição do “Curso intensivo de tranças afro”, que ainda terá data definida. No mesmo dia, as alunas que receberam os ensinamentos durante este mês de novembro vão ganhar um certificado de conclusão. 

Durante a feira também haverá uma edição especial do projeto “Cidadania Itinerante”, que vai oferecer isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, emissão de CPF, direcionamento sobre Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientação ao combate à violência contra as mulheres, aferição de pressão arterial e odontomóvel.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content