Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
A partir do dia 5 de março estarão abertas as inscrições para o Conselho Municipal de Juventude de São Gonçalo. Implementada em 2017, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Coordenadoria de Juventudes é quem organiza a eleição que será aberta a entidades organizadas por jovens de 15 a 29 anos, não governamentais e sem fins lucrativos.
São Gonçalo é o segundo município do Estado do Rio de Janeiro com o maior número de jovens, diante desses dados a Coordenadoria de Juventudes busca abrir canais de informação e comunicação, com parcerias para novas oportunidades de inclusão social, capacitação no mercado de trabalho e empreendedorismo para a juventude, e a implementação do conselho é um destes canais.
Para se candidatar, as instituições deverão comprovar no mínimo um ano de atividades no município de São Gonçalo, e seu/seus representantes devem comparecer à sede da secretaria, localizada na Rua Uriscina Vargas, 36, Mutondo, munidos de: cópia de documento oficial com foto, Comprovante de residência do concorrente ou cópia do Título de Eleitor de São Gonçalo, Ata de Fundação, Estatuto ou cópia do Cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Entidade inscrita, Ata da última reunião da Entidade Inscrita e Anexo I devidamente preenchido (de acordo com o regimento disponível na página principal da Prefeitura). As inscrições estão abertas até às 16h do dia 15 de março. O credenciamento, votação e eleição serão realizados no dia 24, a partir das 8h.
O preenchimento das vagas se dará da seguinte forma, com representantes e seus respectivos suplentes: três representantes de agremiação estudantil universitário eou secundarista; um representante dos movimentos de cultura; dois representantes de coletivos de juventude negra; dois representantes de movimentos religiosos de juventude; dois representantes do Movimento Social de modo geral eou em favor de alguma pauta específica da juventude.
“O Conselho é garantido por lei desde 2010, inclusive de autoria do secretário Marlos Costa, quando o mesmo era vereador. É um instrumento importante de luta por direitos das juventudes de nossa cidade. O conselho é uma forma da sociedade civil garantir e fazer valer os seus direitos junto ao poder público”, garantiu Pedro Rebelo, coordenador de Juventudes.
Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados