Início > Desenvolvimento Social > Coordenação Estadual do Criança Feliz realiza visita a São Gonçalo

Coordenação Estadual do Criança Feliz realiza visita a São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/12/2019

Com a finalidade de acompanhar a implementação do Criança Feliz em São Gonçalo, a equipe estadual do programa realizou uma visita técnica ao município, na última sexta-feira (13). A visitação consistiu em uma programação com atividades voltadas para aprimoramento do programa, que promove e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, além de facilitar o acesso da gestante e de sua família às políticas e aos serviços públicos de suas necessidades.

Durante a visitação, a coordenadora estadual do Criança Feliz (CF), Susilaine Duarte, e a assessora técnica estadual, Jaqueline Quintela, estiveram reunidas com a coordenação do programa de São Gonçalo e com a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza, para, juntas, dialogarem e alinharem ideias sobre o Criança Feliz. A programação da atividade contou também com o acompanhamento da visita domiciliar a um dos usuários atendidos pelo CF.

“O foco do programa é a primeira infância e a relação do cuidador com essa criança/gestante e essa visita serviu para acompanharmos de perto a forma como ele vem sendo desenvolvido em São Gonçalo e, apesar de um ano no município, já vimos alguns avanços, isso graças ao comprometimento e eficácia da equipe técnica desse município”, afirma Jaqueline Quintela.

O município conta atualmente com uma equipe formada por 16 visitadores, que acompanham cerca de 160 crianças e gestantes dos bairros Alcântara, Arsenal, Bairro Antonina, Boaçu, Centro, Colubandê, Engenho Pequeno, Gradim, Guaxindiba, Neves, Jardim República, Jóquei, Mundel, Mutuapira, Sacramento, Santa Izabel, Vista Alegre, Venda da Cruz e Zumbi.

Os usuários do programa são selecionados a partir de uma busca ativa realizada pelos visitadores em postos de saúde, escolas, centros de referência e pastorais da criança. Quem quiser ter acesso ao serviço pode procurar o Centro de Referência mais próximo de sua residência. Para participar do programa é preciso que a família mantenha seus dados no Cadastro Único atualizados.

“Essa reunião com a coordenação estadual é de suma importância para avaliarmos o desenvolvimento e avaliar a produtividade do Criança Feliz no nosso município. Poder contar com o trabalho e engajamento desses profissionais é essencial no atendimento a essa parcela da nossa população, que precisa do nosso apoio e cuidado. Esse serviço representa o fortalecimento de ações de políticas públicas”, ressalta Luciana.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Divulgação
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content