Conservação
Gonçalenses aprovam praças revitalizadas no Pontal e no Porto do Rosa
20/01/2025
Inauguração acontece na próxima sexta-feira (14), às 16
Com 60,43% dos votos, o painel escolhido pela população gonçalense para decorar a Praça Lagoa Seca, no bairro Laranjal, foi o das artistas Hello Brasil e Layla Werneck. O projeto, que transmite a influência dos movimentos da natureza e sua capacidade de nos persuadir a nos movimentar e compartilhar interações, foi escolhido através de uma consulta pública no aplicativo Colab.
A Hello Brasil, uma das artistas que criou a arte que irá estampar a área da academia, contou como passou a fazer parte do universo do grafite e o desenvolvimento do projeto.
“Busquei criar movimentos entre as pessoas e a natureza, mostrando a influencia de cada um na natureza. Sou designer de moda, faço croquis e estampas. Já fazia aula de grafite com o Siri e passei a dar suporte pra ele em alguns trabalhos. A minha paixão pelo grafite começou depois que criei uma coleção, onde fazia estampas de grafite em roupas. Já sou muito influenciada pelo grafite, porque já morei em São Paulo e lá é bastante divulgado. Quando soube do resultado da consulta, me senti estampando uma parede. Estou acostumada a estampar roupas e gosto de criar arte em paredes também, mas agora terei uma arte grafitada no município. As pessoas vão conhecer meu trabalho”, disse a artista.
A iniciativa da revitalização reúne três grandes projetos da Prefeitura de São Gonçalo: Praça Renovada, que revitaliza os espaços públicos de lazer; Cidade Ilustrada, que está transformando as vias públicas em galerias de artes ao ar livre com painéis de grafite, e o Colabore SG, que permite que o cidadão interaja com o poder público através do aplicativo Colab.
Inauguração – E com a escolha do grafite já definido, a Praça Lagoa Seca será inaugurada na próxima sexta-feira (14), às 16h. Recebendo os ajustes finais, a área de lazer, que fica localizado nas interseções das Ruas Ana Simões e Rua Jaraguá, no bairro Laranjal, contará com um diferencial.
O espaço terá duas academias, uma para aplicação de atividades aeróbicas através de instrutores da Secretaria de Esporte e Lazer, e a outra, com equipamentos ao ar livre propícios para a terceira idade. A área também conta com banheiro adaptado, quadra poliesportiva, rampa de acessibilidade, emborrachado no espaço do playground e placas de direção para pessoas com deficiência visual.
“A Semgipe optou por deixar a quadra poliesportiva. É a maneira que mais se usa na comunidade, sendo utilizada para soltar pipa, basquete e afins. Anteriormente, a revitalização da academia não tinha entrado no projeto, mas decidimos fazer a reforma. A academia vai voltar a receber a população, como antes, quando eram oferecidas aulas de zumba e outras atividades aeróbicas. Optamos por toda a praça com rampas de acessibilidade, placas de direção para pessoas com algum tipo de deficiência visual e o emborrachado. que é uma proposta do governo atual para deixar o playground mais seguro para todas as crianças. Esse é o primeiro governo que está trazendo essa novidade para a população”, afirmou Ianny Mira, arquiteta da Secretaria de Conservação.
Na parte de paisagismo, estão sendo plantadas palmeiras – que é um diferencial aplicado na praça – , ilha de belas emílias, forração e grama. Além disso, as árvores e o cacto que já estavam no espaço de lazer foram conservados e continuam fazendo parte da paisagem natural do espaço.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados