Início > Uncategorized > Consulta pública decidirá painel decorativo no Jardim Catarina

Consulta pública decidirá painel decorativo no Jardim Catarina

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/10/2022

Votação é feita do Colab e vai homenagear moradores ilustres do bairro

Começou nesta sexta-feira (7) a consulta pública no aplicativo Colab que vai decidir o painel decorativo que será grafitado na Praça Jornalista Valfrido Rocha, no bairro Jardim Catarina. As equipes estiveram durante todo o dia nas ruas do bairro apresentando aos moradores os projetos dos artistas do grafite Siridomuro e Gustavo Gut para definir qual será escolhido.

O artista Siridomuro apresentou um projeto em homenagem a um ilustre morador do bairro, conhecido como Joel da Bola. “Ele foi pioneiro no ensino do futebol para as meninas da região. Um personagem cheio de histórias e lembranças no imaginário de quem mora pelo local”, disse.

Já o artista Gustavo Gut quer homenagear as diferentes gerações de mulheres trabalhadoras e moradoras do bairro. “A gente precisa valorizar a mulher periférica que mora no Catarina, mostrando sua singularidade e garra”, disse.

Jaqueline Nunes, de 36 anos, usou lembranças da infância para justificar seu voto. “Eu fui aluna do projeto do Joel. Eu ficava aqui na praça jogando bola nas minhas horas vagas. Ele fez de tudo para inserir a cultura do futebol no meio feminino” disse.

Já Roberta Maia, de 38 anos, escolheu o projeto das mulheres trabalhadoras e moradoras do bairro baseada na luta da sua mãe para criar todos os filhos sozinha. “Minha mãe criou oito filhas sozinha. Ela trabalhava na roça, catava papelão, depois começou a trabalhar em uma lojinha de roupa aqui no bairro. Com muita luta, ela vestiu, calçou e nos deu de comer”, disse.

A ação vai reunir três grandes projetos da Prefeitura de São Gonçalo: Praça Renovada, que revitaliza os espaços públicos de lazer; Cidade Ilustrada, que está transformando as vias públicas em galerias de artes ao ar livre com painéis de grafite, e o Colabore SG, que permite que o cidadão interaja com o poder público através do aplicativo Colab.

A consulta ficará aberta até a próxima sexta-feira (14) e quem quiser votar pode conhecer melhor os dois projetos pelo aplicativo Colab. Cada perfil inscrito poderá votar uma única vez. O projeto vencedor será executado logo após o resultado da votação.

O Colab está disponível para ser baixado gratuitamente nos sistemas IOS e Android.

Autor: Ascom
Foto: Fábio Guimarães e Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content