Início > Uncategorized > Audiência pública debate Plano de Mobilidade Urbana em São Gonçalo

Audiência pública debate Plano de Mobilidade Urbana em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/03/2023

Participantes tiveram oportunidades de conhecer propostas e tirar dúvidas sobre o PlanMob

Foi realizada na noite desta terça-feira (21), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Gonçalo, a primeira audiência pública sobre a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Gonçalo (Planmob), uma importante ferramenta de planejamento para o município entender como a mobilidade acontece na cidade e de que forma essa dinâmica pode ser otimizada e modificada em função do fluxo de coletivos, carros, bicicletas e pedestres, beneficiando diretamente os munícipes.

“Temos um compromisso com o presente, mas também temos um compromisso com o futuro do município.A gente não quer que São Gonçalo tenha apenas obras para agora, mas que a gente pense em uma cidade integrada para o futuro” disse Júlia Sobreira, subsecretária de Gestão Integrada e Inovação.

Integração aos objetivos de desenvolvimento

O Planmob está conectado com as propostas de desenvolvimento para São Gonçalo e também estará integrado ao desenvolvimento da Região Metropolitana como um todo. O Plano de São Gonçalo integra três eixos do Plano Estratégico Novos Rumos: Gestão Eficiente e Transparente , Cidade Bem Cuidada e Organizada e Cidade Justa e Inclusiva. Além disso, o Planmob São Gonçalo acontece em um momento oportuno, pois vem sendo desenvolvido ao mesmo tempo do Plano de Mobilidade Metropolitano do Rio de Janeiro (PRM 2034 | PlanMob Rio Metrópole), desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto Rio Metrópole. Uma oportunidade única de pensar a integração entre municípios em relação à mobilidade urbana. 

A valorização da experiência humana, dos pedestres e a integração da cidade aos diversos meios de locomoção , foram enfatizados durante a apresentação das diretrizes da elaboração do plano, o que tornará o documento muito além de um Plano de Mobilidade Urbana, mas um Plano de Mobilidade Humana. 

“Abordagem que foi contratada não é uma abordagem nossa, dura, de engenheiro, mas uma abordagem que faz movimentar o urbanismo. E este jogo , permite conectar o urbanismo, que é a vida, com a infraestrutura do município”, destacou o engenheiro Willian Aquino, da Vinícius Ribeiro Arquitetura, Planejamento e Mobilidade Urbana Ltda-me. 

Os participantes da audiência também puderam tirar suas dúvidas em relação ao plano, abordando questões como acessibilidade, integração entre linhas de ônibus municipais e integração entre diferentes tipos de transporte e meios de locomoção, como as ciclorrotas. 

Participação popular – durante todo o processo de elaboração do plano, a participação popular é priorizada como ponto fundamental para entender toda a relação que a cidade tem com os transportes. Através de consultas pelo aplicativo Colab e consultas realizadas de forma presencial, para que o plano atenda plenamente a necessidade dos cidadãos a longo prazo. 

Moradores que ainda não participaram da consulta pública sobre o Plano de Mobilidade, as consultas públicas ainda estão disponíveis através do aplicativo Colab e são fundamentais para a composição final do PlanMob.

A mesa da audiência foi composta pela subsecretária de Gestão Integrada e Inovação, Júlia Sobreira, a subsecretária de Projetos Especiais, Rafaela Santana, o subsecretário de Transportes, Felipe Matos e o engenheiro Willian Aquino, da Vinícius Ribeiro Arquitetura, Planejamento e Mobilidade Urbana Ltda-me.

Representando o Legislativo Municipal, estiveram presentes o vice-presidente da Câmara de Vereadores e presidente da Comissão de Transportes da Câmara,Vinícius e também os vereadores Cici Maldonado e Piero Cabral.

Ao final do evento, foram empossados os membros do Núcleo Gestor Externo, formado por setores da sociedade civil, como a UFF, Instituto Rio Metrópole, associação de ciclistas, associação de taxistas, associação de transportes escolares, associação de moradores, Secretaria de Estado de Transportes, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro. Também tomaram posse os membros do Núcleo Gestor Interno, formado por membros da Prefeitura de São Gonçalo.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content