Início > Desenvolvimento Social > Conselho de Igualdade Racial dá posse aos novos membros

Conselho de Igualdade Racial dá posse aos novos membros

Publicado em:  26/12/2019

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica no Município de São Gonçalo (Comirsg), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou no dia 19 dezembro, a cerimônia de posse dos novos membros do órgão. Foram empossados oito representantes do Poder Público e oito da sociedade civil, para o biênio 2020/2022, durante o evento que aconteceu no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte.

O Comirsg é um órgão que tem a finalidade de promover, em âmbito municipal, políticas públicas sob a ótica da população afrodescendente e outros grupos étnico-raciais, destinadas a garantir a igualdade de oportunidade e de direitos entre todos de forma a assegurar a estes grupos o pleno exercício de sua cidadania.

A atual presidente do órgão, Juçara Tereza da Silva, falou sobre a importância da eleição e da posse dos novos conselheiros na garantia e promoção da igualdade racial em São Gonçalo.

“Apesar de ser de 2009, a Lei Municipal que criou o Conselho de Igualdade Racial só saiu do papel em 2017, graças ao atual governo do prefeito José Luiz Nanci. Estamos muito felizes por estarmos terminando o primeiro mandato e durante esse período conseguimos nos enquadrar e realizar vários trabalhos, com a perspectiva de realizarmos muito mais. O movimento negro é de extrema importância para a conquista de direitos igualitários, ainda mais em São Gonçalo onde a maioria da população é negra”, declara Juçara.

Foram diplomados os seguintes representantes titulares da sociedade civil nos respectivos segmentos: Políticas Afirmativas: Silvio Henrique de Carvalho, representando a Unegro; Matriz Africana: Wagner Luiz Abreu, do Xangô das Almas; Área Artística: Victor Teles, do Projeto Cardume; Cultural: Juçara Silva, do Centro Cultural Santo Antônio de Catigeró; Juventude: Luís Alberto Figueira, Axé pela Democracia; Gênero: Daniele Gonçalves, Dandaras Para Sempre; Área Social: Roberto Esteves Nunes, do Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade; Pesquisa: Herimar Santana, Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro.

A secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, ressalta o papel dessas instituições na promoção da igualdade racial no nosso município. “Dar posse aos representantes do 2º mandato do Conselho de Igualdade Racial é um momento de grande relevância para a nossa população. Trabalharemos juntos para continuarmos em frente com o nosso maior objetivo que é o de implementar políticas públicas que promovam a igualdade racial”, destaca Luciana.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS