Início > Desenvolvimento Econômico > Conselho de Desenvolvimento Econômico é tema de reunião no Lavourão

Conselho de Desenvolvimento Econômico é tema de reunião no Lavourão

Publicado em:  09/05/2017

Aconteceu nesta terça-feira, 09/05, o 1º encontro de 2017 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo (Comdesg), no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), no bairro Estrela do Norte. As reuniões irão tratar sobre as estratégias de desenvolvimento econômico no período 2017-2020. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, contou com a participação de diversos secretários do município que também compõem o conselho.

O início do encontro foi liderado pelo palestrante e professor da Escola de Engenharia da UFF, Carlos Frederico Barros, que falou sobre a importância de unir a mobilidade urbana às indústrias. Ele destacou que uma boa mobilidade urbana não é a que proporciona aos gonçalenses se deslocarem até seus locais de trabalho, muitas vezes em cidades vizinhas, e, sim, a que oferece a oportunidade do morador de São Gonçalo trabalhar em locais próximos às suas residências, o que hoje não é uma realidade devido à crise econômica e industrial que se instalou no país. O professor também destacou outros pontos, como a união dos governos municipal, estadual e federal para trazer melhorias ao município.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto, a pretensão é o Conselho funcionar como uma bússola para o poder executivo do município, diante das demandas do setor produtivo.

“A secretaria está com diversos projetos que têm participação desses setores presentes e das secretarias. Trabalhando em conjunto, podemos elaborar as estratégias do plano de desenvolvimento socioeconômico de São Gonçalo, colocando em prática esses projetos”, concluiu Evanildo.

Ainda na reunião, a Analista de Políticas Públicas do Sebrae, Marcelle Rodrigues, falou sobre a Casa do Empreendedor, recém inaugurada e que também é um projeto do plano 2017-2020 desenvolvido pela prefeitura.

“Dando a oportunidade do morador de São Gonçalo conseguir regularizar seu próprio negócio, oferecendo também o apoio necessário no início da empresa, o município tem muito a ganhar. A pauta do desenvolvimento econômico abrange não só as indústrias e grandes empresas, mas também as pequenas empresas que podem, por exemplo, retirar a licença e o alvará online nos negócios considerados baixo-risco”, disse.

Participaram da reunião o secretário de Saúde, Dimas Gadelha; Diego São Paio, secretário de Educação; Eduardo Combat, secretário de Fazenda; Carlos Ney, secretário de Cultura e Turismo; e Aécio Nery, secretário de Desenvolvimento Urbano. Também estiveram presentes o Procurador Municipal, Vitor Aranha, além de representantes de diversos setores ligados ao desenvolvimento econômico, como o Sistema Firjan, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o sindicato de Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo e também universidades públicas e privadas.

Foto: Girley Oliveira