Início > Saúde > Conscientização sobre desperdício de água em unidades de saúde

Conscientização sobre desperdício de água em unidades de saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  23/03/2022

‘Arrastão da água’ fiscaliza unidades de urgência e emergência

No Dia Mundial da Água, comemorado neste dia 22 de março, ações para conscientização do uso racional da água e combate ao desperdício foram realizadas pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo em unidades de urgência e emergência. Através da ação ‘Arrastão da água’, realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Semst) junto ao subsetor de Meio Ambiente, funcionários de quatro unidades de saúde receberam orientações sobre economia de água e de como contribuir para que o local de trabalho seja um ambiente de uso consciente da água. A equipe também realizou inspeção hidráulica em todos os pontos de água de cada unidade.

A ação foi realizada durante todo o dia em quatro unidades: no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, na Lagoinha; no Hospital de Retaguarda Gonçalense, no Centro; e no Hospital Dr. Luiz Palmier, também no Zé Garoto; e na Maternidade Municipal Mario Niajar, no Mutondo. Funcionários foram orientados através de palestras sobre o uso consciente da água e também sobre a importância de identificar pontos que não estejam funcionando corretamente, em função de vazamentos, e que estejam com elevado consumo de água, como chuveiros , torneiras e vasos sanitários.

Lindemberg Soares, diretor geral do Hospital Dr. Luiz Palmier, falou sobre a importância da vistoria realizada na unidade e da participação de cada funcionário na economia de água. “ Na nossa casa, quando vemos uma torneira pingando, nós não deixamos para depois. Por que no ambiente de trabalho nós também não agimos dessa forma? Essa mobilização tem que partir de cada um de nós”, incentivou o diretor.

Cada torneira pingando durante um dia resulta no desperdício de 46 litros de água. As inspeções têm objetivo de, além do uso consciente da água, gerar economia ao município. Através de um check list, que é preenchido nas inspeções, os diretores das unidades de saúde recebem um relatório, indicando pontos de água defeituosos ou com funcionamento irregular, para que a substituição seja providenciada o quanto antes. Além disso, a otimização dos equipamentos também é indicada, como a substituição de descargas que gastam mais água por caixas acopladas e também a utilização de arejadores nas torneiras.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content