Início > Saúde > Conscientização para cuidados com a saúde do homem

Conscientização para cuidados com a saúde do homem

Publicado em:  15/07/2021

São Gonçalo detalha programas municipais voltados ao público masculino

Os homens também têm o seu dia. Nesta quinta-feira, 15 de julho, é o dia deles e o Programa Municipal da Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, preparou um workshop para mostrar todos os programas que eles têm direito na cidade. O secretário de Saúde, Dr. André Vargas, participou da palestra, que contou com os funcionários da pasta.

A coordenadora da Saúde do Homem, Maria Neto, disse que o objetivo maior é incentivar os homens a cuidarem mais de sua saúde. Além de dicas básicas, como manter a alimentação saudável, não fumar e evitar bebidas alcoólicas, o workshop mostrou que existe no país a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem, criada para ampliar e melhorar o acesso da população masculina adulta – 20 a 59 anos – aos serviços de saúde.

“A iniciativa de hoje é um dos primeiros passos dessa política nacional, que é o acolhimento. A intenção é mostrar aos homens que eles também precisam cuidar da saúde e mostrar o que eles têm de apoio e diversos programas à disposição com diversas finalidades dentro da cidade”, disse a coordenadora.

A palestra apresentou, além do programa do Homem, os programas municipais de saúde da População Negra, da Pessoa Idosa e de Alimentação, Antitabagismo, Diabetes e até sobre prevenção à Violência Doméstica.

“Independente do simbolismo do dia do homem, o que todos nós temos que ter em mente é que somos todos seres humanos e que devemos respeitar uns aos outros. O respeito é o princípio de tudo. Com respeito ao ser humano, independente de credo, ideologia, religião, conseguimos acolher melhor as pessoas e cuidar melhor. Isso temos que ter em mente, como servidores da saúde: respeitar o próximo, acolher e defender a vida”, finalizou Dr. André Vargas.

Foto: Ascom