Início > Educação > Conscientização contra dengue em escola de São Gonçalo

Conscientização contra dengue em escola de São Gonçalo

Publicado em:  01/03/2024

Alunos da rede municipal fazem passeata no Engenho Pequeno

Com o aumento dos casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro, a Escola Municipal Mário Quintana, no Engenho Pequeno, resolveu fazer um trabalho pedagógico sobre o tema. Durante todo o mês de fevereiro, os alunos tiveram acesso à informação de forma lúdica, com teatrinho e atividades artísticas.  Nesta sexta-feira (1º), os alunos fizeram uma passeata de conscientização contra a dengue pelas ruas do bairro, separados nos horários da manhã e da tarde.

“Vendo a situação da epidemia de dengue, toda a equipe pedagógica da escola sentiu a necessidade de fazer este projeto. Então, nós pedimos autorização dos responsáveis para levar essa passeata para a rua e conscientizar a comunidade do Engenho Pequeno sobre os cuidados contra a dengue. É o momento de fazer as crianças participarem e entenderem o que é a escola, que ela vai além dos muros”, disse a diretora Alessandra Braga.

A atividade mobilizou toda a escola, todos os profissionais, desde a equipe pedagógica até os funcionários da limpeza participaram da conscientização. A escola conta com 465 alunos, de Educação Infantil até Educação de Jovens e Adultos (EJA), e todos se engajaram no projeto de alguma forma.

“Nosso maior objetivo, além de ensinar, é conscientizar toda a comunidade, fazendo uma parceria com a escola. Fizemos o planejamento baseados no que está acontecendo atualmente na nossa cidade, mesclando com o conteúdo dos livros. Além disso, foi importante para a socialização dos alunos, na rua, foi muito legal ver os olhinhos deles brilhando”, afirmou a professora Sandra França.

Foto: Julio Diniz