Início > Educação > Consciência negra é destaque em evento da Educação de São Gonçalo

Consciência negra é destaque em evento da Educação de São Gonçalo

Publicado em:  25/11/2021

Igualdade racial, respeito e companheirismo foram abordados em conversa com alunos

No mês voltado para a valorização da Consciência Negra, a autora Sandra Lima foi convidada para um bate-papo com alunos do 6º ano do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu, em São Gonçalo. O tema foi o livro, escrito por ela, “De que cor eu pinto o rosto?”, que trata sobre a igualdade racial, respeito e companheirismo. A autora já escreveu dez livros e já foi professora da rede municipal.

“Principalmente nos dias de hoje, as crianças estão se afastando um pouco da escrita e do livro, e, nessa história, o personagem queria estudar e quase parou por conta do bullying. Vir aqui na escola, falar sobre esse tema, no mês da Consciência Negra, é muito importante porque eles vão lembrar para sempre e vão absorver a questão do respeito e da igualdade racial”, disse Sandra Lima.

Responsável por trazer a autora para a escola, a professora Daniele Benevides contou que todo ano, no mês de novembro, a escola explora a questão da Consciência Negra, e o tema do livro encaixou perfeitamente com o momento.

“Eu já conhecia o trabalho da Sandra Lima e esse livro é muito interessante porque ele fala sobre a questão do negro e da classe social. Ela também aborda a questão dos sonhos, de mudança de vida. É importante a vinda dela para o aluno perceber que o autor é uma pessoa acessível, comum como nós. A Sandra é uma professora como eu, que escreve livros e planta uma sementinha através da escrita”, afirmou Daniele Benevides.

A aluna Laiza de Oliveira, de 14 anos, entende a necessidade de falar sobre o assunto, já que também já sofreu racismo na escola. Para ela, é preciso falar sobre isso para combater o bullying.

“As coisas ficam um pouco difíceis com a questão da igualdade, não é todo mundo que respeita, não gostam de ficar perto de pessoas com a cor preta, é muito racismo”, comentou Laiza de Oliveira.

Foto: Lucas Alvarenga