Início > Desenvolvimento Econômico > Conlestech debate desenvolvimento do Leste Fluminense

Conlestech debate desenvolvimento do Leste Fluminense

Publicado em:  23/11/2023

Novas tecnologias e empreendedorismo foram debatidos no encontro

Com o tema ‘Inovação Social’, o Teatro Municipal de São Gonçalo sediou, nesta quinta-feira (23), o Conlestech São Gonçalo, programa de incentivo à economia do conhecimento na região do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), reunindo autoridades estaduais e municipais, entre secretários, gestores e técnicos da região.

O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo junto ao Conleste, Sebrae, Firjan, Agência de Inovação da UFF e Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

“Gostaria de agradecer ao Conleste por esta oportunidade que São Gonçalo está tendo de trazer esse evento para a cidade. É uma parceria que se faz necessária e nós queremos, por determinação do prefeito Capitão Nelson, estreitar cada vez mais os laços. São Gonçalo precisa muito de eventos como este, para que a indústria, o comércio e a população trabalhem a autoestima, para que o município cresça cada vez mais pensando em tecnologia”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu.

O Programa está em sua quinta edição e a etapa São Gonçalo contou com o tema ‘Inovação Social’, com um painel temático seguido de apresentação de quatro GOVTECHS, que são startups chanceladas pelo Sebrae. O evento garante o compartilhamento de estratégias municipais de ciência, tecnologia e inovação entre os municípios consorciados ao Conleste, com o objetivo de inserir a inovação no ambiente público e incentivar o empreendedorismo inovador regional.

“É a primeira vez que o Conlestech vem até São Gonçalo e estamos muito felizes. O lançamento do programa foi em Nova Friburgo, depois fomos para Teresópolis, Niterói e passamos também por Casemiro de Abreu. A questão social tem tudo a ver com São Gonçalo. Um município que cresceu muito, desordenadamente, mas que o prefeito Capitão Nelson tem feito esforços para reduzir a desigualdade”, contou o diretor geral da Conleste, João Gualberto.

Entre as govtechs do Sebrae participantes desta edição do Conlestech estavam Minha Coleta – Cooperativas e coleta seletiva; Escola de Mei – Empreendedorismo feminino; Delivery das Favelas – qualidade de vida para a população das comunidades e fomento do empreendedorismo local – rede de entregadores para atuarem onde o ifood não vai; Carteiro Amigo – qualidade de vida para a população das comunidades – rede de entregadores que vão onde os Correios não vão; Visão do Bem – Saúde – Rede de empreendedores que fomentam a qualidade de vida visual, através de preço social; Digigov – governo digital – para ajudar, através de dados, as decisões de novos projetos de políticas públicas.

Foto: Júlio Diniz