Início > Saúde > Conexão Saúde leva serviços à Praça Luiz Palmier

Conexão Saúde leva serviços à Praça Luiz Palmier

Publicado em:  03/12/2018

O último sábado foi destinado à realização de diversos serviços de saúde na Praça Luiz Palmier, no Rodo. A primeira edição do projeto Conexão Saúde reuniu serviços disponibilizados na rede municipal de saúde, com o objetivo de integrar as ações de promoção e prevenção da saúde.

“Fizemos uma grande ação de saúde e cidadania disponibilizando nossos serviços no sábado. Esse trabalho preventivo que estamos fazendo aqui auxilia e se integra aos serviços que prestamos nos postos de saúde e nas secretarias”, afirma o prefeito José Luiz Nanci.

Foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, avaliação nutricional, atendimento no odontomóvel, exame de fundo de olho, atualização do Bolsa Família, atendimento na Ouvidoria da Saúde, atendimento e orientação da Defesa Civil, atendimento psicológico à mulher, captação de doadores através do Hemonúcleo, corte de cabelo para confecção de perucas dos pacientes em processo de quimioterapia, por iniciativa do Espaço Rosa.

Atuaram na ação profissionais do Hospital Luiz Palmier, Coordenação Municipal de IST/Aids, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Estratégia de Saúde da Família (ESF), coordenação de IST/AIDS, Ouvidoria da saúde itinerante, Hemonúcleo, Subsecretaria de Odontologia, Espaço Rosa, Consultório na Rua, subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Defesa Civil, Creas LGBTI, Caaids, Projeto Mãe Pâncreas, Oftalmoclínica, Ong Una, Grupo Gay Atitude, Ong Liberdade/Santa Diversidade, Ong Liberdade Santa Diversidade, Fórum LGBT I+.

Ação também comemora Dia Mundial da Luta contra Aids

Não sendo coincidência essa ação foi realizada no Dia Mundial da Luta contra Aids, uma vez que a intenção também é conscientizar a sociedade e incentivar pela prevenção de infecções sexualmente transmissíveis(IST), que tem apresentado um alto número de casos. Dados da coordenação municipal do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais mostram que de janeiro a novembro deste ano, 430 pessoas foram diagnosticadas com Aids em São Gonçalo. Segundo a coordenadora da pasta, Evelin Mendonça, 2310 pacientes estão em tratamento contra a doença no município.

“O maior número de casos é entre jovens de 15 a 29 anos, que vivem uma realidade diferente da geração dos anos 80, que viu muitas pessoas morrerem com a doença. O fato deles nascerem em uma época em que o tratamento do HIV garante qualidade de vida aos pacientes faz com que eles não tenham medo do HIV e tenham relações sexuais sem uso de preservativos com diferentes parceiros”, explica.

O processo de realização dos testes dura 20 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste, com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado. Além disso, diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população.

A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no email coorddstaidssg@yahoo.com.br.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista