Início > Educação > Conecta EJA realiza ciclo de palestras

Conecta EJA realiza ciclo de palestras

Publicado em:  12/11/2018

O Conecta EJA realiza neste mês de novembro seu último ciclo de palestras de 2018. Desta segunda-feira (12) até o dia 23 de novembro serão realizados encontros no Espaço Sustentável do Partage Shopping, onde serão debatidos temas da atualidade. O Conecta EJA é um projeto da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, sob a responsabilidade da Coordenação de Projetos articulada com a coordenação da EJA. O objetivo é integrar e conectar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a realidade que vivemos.

“Ele faz uma ponte entre a escola, a sociedade e a cidade que vivemos, incentivando e construindo estruturas cognitivas que permitam aos alunos da EJA tomarem decisões de forma autônoma no mundo em que vivemos”, afirma o professor Júlio Vidal, coordenador do projeto.

Durante esse ano foram realizados 42 encontros com a participação até agora de 764 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 35 convidados que compartilharam saberes diferentes com os alunos. Em 2019, o projeto continuará com a parceria do Partage Shopping que mantém o Espaço Sustentável. Em todas as ações são recolhidos resíduos recicláveis que são entregues às cooperativas de recicladores.

“Os alunos têm um momento diferenciado. O fato de estarem em outro ambiente motiva a participação e os torna mais críticos”, afirma a professora Karla Porto, coordenadora da EJA de São Gonçalo.

Segundo Júlio Vidal, o coordenador do projeto, é preciso ressaltar que o projeto colaborou para diminuir a evasão escolar neste ano. “Para 2019 vamos criar mais vínculos pedagógicos, produzindo textos e exercícios para os encontros”, informa.

O Conecta EJA conta também com a participação dos alunos do curso de Pedagogia do ISAT que realizam estágio participativo no projeto e apresentam estratégias diferentes a cada encontro para estimular a participação dos alunos. “Na EJA, temos uma participação coletiva de todos os OPs (orientadores pedagógicos) e isto tem feito a diferença no envolvimento de todos no projeto,”, conclui a professora Karla Porto.

As palestras sempre começam às 18h30 e são abertas ao público. Confira a programação completa do Ciclo de Palestras de novembro:

DIA 12 – RODAS DE CONVERSA

Tema: O papel do homem no mundo atual

Escola participante: Colégio Municipal Ernani Faria

DIA 13 – Educação Ambiental no dia a dia – Educadora ambiental Ângela Soledade

Escola participante: Escola Municipal Raul Veiga

DIA 21 – A CIDADE QUE QUEREMOS

Tema: Após as eleições, como ficamos?

Escola participante: Colégio Municipal Amaral Peixoto

DIA 22 – QUE PAÍS É OU SERÁ ESSE (?)

Tema: Após as eleições, e o Brasil?

Escola participante: Escola Municipal Professora Aurelina Dias Cavalcanti

DIA 23 – Orientação para escolha profissional