Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Depois de quase 30 anos, o Complexo Hospitalar Luiz Palmier, que engloba os prontos socorros Central e Infantil e o Hospital Municipal Luiz Palmier, em São Gonçalo, ganha nos próximos dias uma nova câmara mortuária com o triplo da sua capacidade e com todas as normas de segurança exigidas pela Vigilância Sanitária. Na tarde desta terça-feira (05), diretores do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Social, da Saúde e Profissional (Idesp), que administra o Pronto Socorro de São Gonçalo há sete meses e responsável pelas obras, vistoriaram o local junto com o prefeito José Luiz Nanci e o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
Toda a estrutura, como troca do piso, revestimento das paredes, iluminação, assim como a instalação de novos equipamentos, como o sistema de refrigeração para o acondicionamento dos corpos, foi realizada. “Com as obras de infraestrutura que estamos realizando, a nova câmara mortuária terá capacidade para receber agora 12 corpos. As melhorias fazem parte do programa de humanização que colocamos em prática assim que assumimos a direção do pronto socorro. Estas obras irão oferecer mais estrutura de trabalho e dignidade às famílias que perdem seus entes queridos”, garantiram os diretores do Idesp.
Paralelamente às obras da câmara mortuária, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Social, da Saúde e Profissional (Idesp), acabou de concluir as obras de manutenção do único elevador da unidade. O equipamento estava parado por falta de peças específicas há pelo menos quatro anos. O equipamento, que liga o andar térreo até o segundo andar, onde estão o Centro Cirúrgico, tomografia e endoscopia, CTI, enfermarias clínica, ortopédica e coronariana, é importante peça para o transporte de funcionários, acompanhantes e, principalmente, pacientes.
Ainda receberam obras as enfermarias de clínica médica, ortopedia e coronariana. O setor de raio x também passou por uma reforma geral. O local ganhou novo piso (antiderrapante), porcelanato nas paredes (material que garante uma higienização maior ao setor), troca de toda a rede elétrica e aparelhos de ar condicionado. Somente nos últimos sete meses, o setor realizou cerca de 50 mil exames de raio x de cabeça, tronco e membros.
Todas estas obras fazem parte do processo de humanização e recuperação do Pronto Socorro de São Gonçalo, única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime porta aberta. O hospital atende diariamente cerca de 1.100 pacientes, muitos vindos dos municípios de Itaboraí e Maricá.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados