Início > Esporte e Lazer > Competição de Kung Fu reúne cerca de 300 atletas em São Gonçalo

Competição de Kung Fu reúne cerca de 300 atletas em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  24/08/2025

Evento teve apoio da Secretaria de Esporte e Lazer

São Gonçalo foi palco, neste domingo (24), da XIII Expo Gonçalense de Kung Fu, no Clube Ares, na Ilha das Flores. O evento é considerado a maior competição da modalidade do Estado do Rio de Janeiro e foi realizado pela Associação de Kung Fu Garra de Águia Gonçalense, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo. Cerca de 300 atletas, de 17 academias, dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo estiveram presentes.

A competição é uma celebração da milenar cultura chinesa, reunindo atletas, mestres e entusiastas das artes marciais para momentos de integração, respeito e valorização da tradição. Além das disputas técnicas, o evento contou com apresentações culturais da Dança do Dragão e do Leão Chinês e demonstrações de vários estilos de KUNG FU tradicional e de Tai Chi Chuan, do Projeto de Qualidade de Vida e Longevidade, da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo.

“Gostaria de agradecer a presença de todos, principalmente os alunos dos nossos projetos. O governo Capitão Nelson tem fomentado cada vez mais os projetos de esporte na cidade e é uma honra poder apoiar um evento tão importante como este”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto.

O intuito do evento é promover não só a competitividade esportiva, mas também o intercâmbio cultural Brasil-China e o fortalecimento dos laços comunitários.

“O Kung fu não é só um esporte, uma arte marcial, é também uma cultura milenar chinesa. Este trabalho aqui é muito importante, aqui temos uma comunidade muito atuante. É muito mais do que só a luta, é um estilo de vida”, afirmou o presidente Sul-Americano e Pan-Americano da Federação Mundial de Kung Fu, Grão Mestre Li Wing Kay.

A aposentada Elizabeth Jacob é aluna de Tai Chi Chuan há 3 anos do projeto Qualidade de vida e Longevidade e aprovou o evento.

“A nossa apresentação foi maravilhosa, nós temos que entender cada vez mais que trabalhar o corpo e a mente faz muito bem. Eu faço o Tai Chi Chuan há 3 anos e vejo muitos benefícios, tenho mais mobilidade, respiro melhor e até a socialização melhorou. Esse evento de hoje trouxe não só a arte marcial mas a cultura da China, estou gostando muito”, contou a praticante.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content