Início > Educação > Comissão e parceiros da merenda escolar visitam a Feira de Agricultura Familiar de São Gonçalo

Publicado em:  21/01/2020

Com o intuito de conhecer melhor a produção da agricultura familiar de São Gonçalo, representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e da Comissão temporária para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, visitaram nesta terça-feira (21), a Feira de Agricultura Familiar, localizada no calçadão da Rua Salvatori, no Centro.

O objetivo da visita foi conversar com os agricultores e mostrar que a Comissão está disponível para ouvi-los e saber de suas reais necessidades para uma produção de qualidade. Além disso, esclarecer quem pode participar do fornecimento de merenda escolar para o município, o que cada família produz e a quantidade, e também para avaliação da qualidade dos produtos oferecidos.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto, a proposta do diálogo foi também analisar o espaço ocupado pela agricultura familiar no município, sua representação em termos econômicos e sua importância enquanto produtora de alimentos básicos para a merenda escolar.

“A iniciativa da Comissão de vir até aos produtores é de extrema importância, e isso faz com que o agricultor se sinta respeitado e prestigiado pelo poder público Municipal, pois está sendo ouvido. Quero destacar que esta produção é livre de agrotóxicos, muito mais saudável, de origem agroecológica e também é uma forma de manter o agricultor no campo gerando renda para ele e para o sustendo de sua família”, declarou Evanildo Barreto, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

O agricultor Antony Augusto Ferreira, 27 anos, diz ser muito importante esta parceria. “Forneço parte da minha produção para o governo do Estado e quero muito poder participar junto ao governo do meu município, abastecendo as escolas municipais com produtos de qualidade. Me sinto valorizado como trabalhador do campo no momento que somos reconhecidos pelo nosso trabalho pelo governo municipal, e estou muito feliz com visita da Comissão para conhecer nossa produção”, destacou o agricultor.

A presidente da Comissão temporária para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, Carla Cristina Gomes, afirma que o município só tem a ganhar com a parceria junto aos agricultores locais.

“Hoje é possível ver no prato dos estudantes frutas, hortaliças, verduras, dentre tantos outros produtos saudáveis, inclusive regionais, que se perderam nos hábitos locais. Nós da Comissão, junto ao DAE, e a Semed, estamos trabalhando para aquisição de uma merenda escolar com mais qualidade, passando inclusive pela capacitação das merendeiras para aproveitar melhor os alimentos, trabalho realizado através do setor de Nutrição da própria secretaria de Educação”, afirmou a presidente da Comissão.

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome pois é realizada por grupos de famílias e pequenos agricultores. A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e, ainda, para o consumo de parte da população. É ainda uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem na zona rural, onde dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar.

Vale frisar que, nesse processo, técnicas de cultivo e extrativismo que englobam práticas tradicionais e conhecimento popular estão presentes. Além disso, as famílias vivem da venda de produtos que plantam. Portanto, a agricultura é uma importante fonte de renda familiar, a qual surge do trabalho em equipe realizado no campo. A agricultura familiar colabora para a geração de renda e emprego no campo e, ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. Sendo assim, a qualidade dos produtos é superior aos outros convencionais.

“O sonho de todo agricultor é garantir a renda da família com a comercialização dos seus produtos e ter condições para continuar trabalhando no campo. E nós do departamento de Alimentação Escolar, junto aos nossos parceiros, estamos cada vez mais voltados para o trabalho com os produtores da Agricultura Familiar do nosso município, pensando sempre no melhor para a merenda dos alunos da rede Municipal de Educação de São Gonçalo”, frisou o coordenador do Departamento de Alimentação Escolar, Salvador Augusto.

Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SEMED