Início > Saúde > Combate ao Aedes aegypti é intensificado em SG

Combate ao Aedes aegypti é intensificado em SG

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/12/2018

Com a chegada do verão, aumentam os riscos sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e, com isso, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de combate ao vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na manhã desta sexta-feira (21), agentes de endemias da Vigilância Ambiental da secretaria municipal de Saúde estiveram na sede da Prefeitura de São Gonçalo para mostrar as viaturas (carros fumacê) utilizadas diariamente pelas equipes.

“Diferente do que estão divulgando, todos os nossos veículos estão funcionando. Porém, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, os carros fumacês atuam em horários específicos. Juntos, eles rodam 200 quilômetros por dia realizando o trabalho”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Ao todo, oito veículos, entre elas cinco picapes fumacê, além de três carros sedãs utilizados para o deslocamento das equipes, e seis motos que realizam atividades de pronto atendimento, são usados nas ações. Diariamente, 420 agentes atuam na cidade realizando visitas domiciliares, ações de entomologia, Brigada em Saúde Ambiental e de informação e orientação através do Informação, Educação e Comunicação (IEC).

“Nossas equipes atuam diariamente, mas devemos dividir as responsabilidades no combate a esse vetor e não deixar que ele prolifere. Ele se prolifera em pequenos objetos com água parada e dentro das residências, portanto, nesses ambientes dependemos da ajuda da população”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Como parte das estratégias de prevenção contra a proliferação do mosquito, a Brigada em Saúde Ambiental já realizou cerca de 500 palestras em escolas, empresas e obras, com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos das doenças e torná-los agentes multiplicadores contra o Aedes aegypti em seus ambientes de convívio.

O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRA), deste ano, aponta que o município de São Gonçalo obteve o resultado de 1.7% de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Dos bairros visitados, 35 apresentam resultado satisfatório, 46 estão em estado de alerta e 7 em alto risco, que apresentam maior índice de infestação, são eles: Mutuapira, Jardim República, Santa Izabel, Fazenda dos Mineiros, Jardim Tiradentes, Ipiíba e Vila Iara.

“O ciclo de reprodução do mosquito leva em torno de 10 dias. Por isso, é preciso realizar uma série de medidas simples para garantir a limpeza dos ambientes. Recipientes como baldes, garrafas, ralos, lixeiras, pneus e demais objetos devem sempre estar fechados ou virados com a boca para baixo. As equipes estão nas ruas atuando diariamente, mas é preciso que a população também faça sua parte. Muitas pessoas não atendem as equipes de agentes, o que dificulta bastante o combate ao Mosquito”, afirma o diretor da Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato.

Motofog fumacê está em fase de testes

Na ocasião, a equipe apresentou ao prefeito uma nova modalidade de combate ao mosquito, através da motofog, que possibilita o controle e prevenção do mosquito em áreas de difícil acesso onde carros fumacê não têm penetração, como comunidades, morros, becos, terrenos baldios, ferros-velhos, beira de canais, etc. A utilização do veículo está em fase de testes e em breve será utilizado no combate ao Aedes.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content