Educação
São Gonçalo faz ação nas escolas para atualizar cadernetas de vacinação
30/04/2025
O Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, localizado no bairro Boaçu, realizou nesta terça-feira (1) uma ação social em parceria com a Escola Técnica Futurama, com o Grupamento Especializado da Ronda Escolar (GERE) da Guarda Municipal de São Gonçalo, Rotary Clube de São Gonçalo e Projeto Força no Esporte (PROFESP). Diversos serviços foram oferecidos, buscando atender as necessidades da comunidade gonçalense e, principalmente, a todos do colégio municipal, como professores, funcionários, equipe diretiva, alunos e seus familiares.
Foram oferecidos na ação social: teste de hepatite, teste de glicose, aferição de pressão arterial e aplicação de flúor em crianças com idade de 5 a 10 anos. Durante o evento foram realizadas várias palestras, com psicólogo, nutricionista e profissionais da área de saúde, que abordaram temas sobre a prevenção do câncer de mama, Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), doenças sexualmente transmissível (DST), dicas de alimentação saudável e assistência funerária.
A mulher, em especial, foi lembrada com o Dia da Beleza, que ofereceu corte de cabelo, design de sobrancelhas, maquiagem, manicure (pé e mão) e limpeza facial básica. As crianças também foram contempladas com muitas brincadeiras, animação com palhaços e não poderiam faltar as guloseimas, como a distribuição de pipocas e algodão doce.
“Destaco a importância do entrosamento que a ação social está trazendo, por exemplo, a comunidade ficar mais próxima da escola, a parceria com a Guarda Municipal, através do GERE, que atua há bastante tempo conosco. Tudo isso é muito importante, pois muitas coisas que a comunidade escolar e do entorno necessitam, com ação social é possível oferecer nesses encontros. O resultado foi muito bom, com a presença em grande número de pais e responsáveis dos alunos, com a comunidade participando ativamente dos serviços oferecidos na ação social, ou seja, uma aceitação muito grande por parte de todos. Só tenho que agradecer à comunidade escolar, os parceiros e os moradores não só do entorno da escola, mas aqueles que vieram de mais longe, pelo sucesso do evento”, afirmou Jacira Quintanilha, diretora do Colégio Municipal Castelo Branco.
“A ação social realizada hoje, na verdade, é uma aproximação família e escola, é preciso trazê-las para dentro da unidade escolar para trabalhar os adolescentes, principalmente no que tange à violência, que começa a ser diminuída quando entendemos o papel primordial da família junto com os alunos. Então trouxemos palestras de prevenção ao suicídio, de não violência, entre outras. Durante todo o dia aconteceram brincadeiras para as crianças, aplicação de flúor, mas o destaque mesmo foi trazer a família para a escola, pois acredito que a união das duas vertentes é que vai trazer mudança na vida dos nossos adolescentes”, afirmou Andréa Rosa, coordenadora do Grupo Especial da Ronda Escolar.
Dora Terra, diretora da Escola Técnica Futurama, declara: “Falar sobre prevenção do suicídio é um tema que não se pode fugir, pois de certa forma atinge uma grande parcela de jovens, uma das classes mais afetadas, e eles recebem esta informação com uma expressão de desespero, e muitas vezes eles querem pedir ajuda e não conseguem por diversos motivos, um deles é por não ter a quem pedir. Então quando ele vê alguém dando atenção, se abre e externaliza seus problemas. Vejo com grande necessidade se falar mais da prevenção e identificar os jovens que estão passando por problemas desta natureza e encaminhá-los para tratamento, pois a falta dele pode levar a gestos extremos, chegando apessoa acometida pela depressão a tirar a própria vida”, afirmou a diretora.
Durante o evento, cerca de 500 pessoas foram atendidas pelos diversos serviços oferecidos pela ação social.
Autor: Ascom
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados