Início > Planejamento e Projetos Especiais > Colab de São Gonçalo ganha selo por inovação

Colab de São Gonçalo ganha selo por inovação

Publicado em:  16/12/2021

Reconhecimento levou em conta iniciativas importantes para a gestão pública do município

Implementado no município em setembro, o programa Colabore SG recebeu na última semana o selo “Inovando para engajar”, concedido pela plataforma Colab, uma ferramenta colaborativa que aproxima governo e cidadão. O reconhecimento avaliou iniciativas importantes para a gestão pública no país, dando destaque para São Gonçalo pela forma inovadora de engajar o cidadão para participar da atual gestão, garantindo a opinião da população nas tomadas de decisões que envolvem o município.

“A implantação do Colab teve como principal propósito criar mais um canal de comunicação entre a Prefeitura e o gonçalense. Nesses três primeiros meses de atuação tivemos resultados excepcionais, mas esse é só o começo. Nossa meta é continuar trabalhando para ampliar as ofertas de serviços na plataforma e, em um futuro próximo, centralizar no Colab todos os serviços ofertados pela Prefeitura”, disse o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

No período de três meses, mais de 70% das solicitações foram atendidas pela Secretaria de Meio Ambiente; a Subsecretaria de Limpeza Urbana atendeu a 75% das demandas, e a Subsecretaria de Vigilância Sanitária resolveu cerca de 50% dos pedidos, além da contribuição das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Transportes, Ordem Pública, e subsecretarias de Parques e Jardins, Fiscalização de Posturas, Vigilância Ambiental, Iluminação Pública e Departamento de Conservação e Obras (DCO).

“O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido é reflexo do comprometimento de toda a equipe. O Colabore só é realidade devido ao engajamento de diversos órgãos, que enxergaram na ferramenta uma oportunidade de melhorar o serviço prestado para a população” afirmou Julia Sobreira, subsecretária de Gestão Integrada e Inovação.

Selo “Inovando para engajar” – O selo tem como objetivo reconhecer as iniciativas avaliadas como importante pelo Colab para uma gestão pública no Brasil e destacar que o município deu voz ativa à população de forma inovadora, convidando o cidadão a fazer parte da administração da cidade.

Colab – A ferramenta é uma plataforma digital gratuita para ser baixada em todos os dispositivos móveis, onde a população pode solicitar serviços da zeladoria urbana, fazer sugestões e  avaliar os desempenhos da gestão municipal. Através do aplicativo, os moradores também respondem a consultas públicas sobre intervenções programadas para a cidade.

Além de colaborar com a construção de uma cidade melhor, os usuários do Colab recebem informações do seu interesse, que são divulgadas dentro da plataforma, como: vacinação, emergências climáticas, interdição de vias públicas, entre outras.

Certificados – Servidores de várias secretarias que atuam como intermediadores para a resolução das demandas enviadas ao Colabore SG receberam, nesta quinta-feira (16), no auditório da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, um certificado de colaborador modelo como reconhecimento do trabalho realizado para atender as sugestões da população.

Foto: Luiz Carvalho