Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
Celebrar a vida. Esse foi o lema da abertura das atividades do Outubro Rosa na Clínica Municipal do Mutondo, nesta quinta-feira (3). Com música, aula de dança e roda de conversa pela conscientização sobre o câncer de mama, a atividade reuniu dezenas de pessoas, entre pacientes e funcionários da Clínica. Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo irá realizar inúmeras atividades em todas as unidades do município.
“Cada uma das atividades é pensada no sentido de mobilizarmos cada vez mais pessoas sobre a importância da conscientização, do cuidado e do autoexame. O acesso à informação é fundamental, e cada pessoa é um multiplicador!”, destacou o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
A aposentada Maria de Fátima Rodrigues Bezzoco, de 64 anos, foi uma das palestrantes do dia. Ela descobriu o câncer de mama em 2011, e desde então compartilha sua história com outras mulheres.
“Antes de descobrir o câncer, durante dois anos eu me tratei com um médico particular e a princípio fui diagnosticada com displasia mamária. Então, em 2011, eu conheci o Espaço Rosa. Lá fiz todos os exames necessários e descobri o câncer a tempo do tratamento. Fiz quimioterapia, perdi muito cabelo, retirei 16 tumores, sendo duas metástases, e cheguei a fazer mais de 20 radioterapias. Eu lutei muito e fui acolhida e ajudada por muitas pessoas. Hoje, a minha vida é retribuir isso!”, afirmou Tia Fátima, como é carinhosamente conhecida.
A enfermeira Lucia Helena, uma das organizadoras do encontro, junto aos agentes comunitários, enfermeiros e toda a equipe técnica da unidade, ressalta que para que as pessoas compreendam a mensagem da conscientização é fundamental que as equipes da se comprometam em informar e alertar a população.
“Tudo isso só é possível pelo amor à profissão. Quando a gente entende a importância de se fazer com amor, tudo flui da melhor forma e os pacientes sentem isso. Estamos há mais de um mês pensando cada atividade para que as pessoas tenham acesso à informação e possam detectar o câncer precocemente e tão logo iniciar o tratamento!”, destacou.
SERVIÇO
Agenda Outubro Rosa
03/10 – Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo (9h30, abertura do Outubro Rosa com palestra sobre prevenção ao câncer)
06/10 – Caminhada contra o câncer de mama (Domingo, concentração em frente ao INSS – 7h30; largada em frente ao INSS – 8h30; chegada na Praça Luiz Palmier)
07/10 – Polo Sanitário Rio do Ouro (13h30, Outubro Rosa – Roda de conversa, cuidado com as mamas)
08/10 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes (9h, grupo de convivência de idosos e palestra sobre câncer de mama)
15/10 – Clínica da Família Dr. Zerbini (9h, Feira Rosa – exposição de trabalhos de mulheres empreendedoras; além de palestras sobre empoderamento feminino e conscientização do autocuidado feminino)
17/10 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes (9h, palestra sobre câncer no colo do útero e coleta de preventivo)
23/10 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima (9h, Palestra sobre câncer de mama, café da manhã e ginástica em comemoração ao Outubro Rosa)
24/10 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes (9h, coleta de preventivo e apresentação de dança do ventre)
29/10 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes (9h, depoimentos de mulheres que venceram o câncer)
29/10 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel (10h, palestra sobre câncer de mama e colo do útero, coleta de preventivo, teste rápido, aferição de PA, teste de glicemia, café da manhã e Dia da Beleza – com corte de cabelo e maquiagem)
31/10 – Polo Sanitário Hélio Cruz (9h, palestra sobre o combate ao câncer de mama e auriculoterapia – NASF)
31/10 – Polo Sanitário Hélio Cruz (Encerramento do Outubro Rosa com palestra com assistente social e enfermeira e auriculoterapia com o NASF)
* Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima: Rua Cariranha, s/n° – Jardim Catarina
* Polo Sanitário Washington Luiz Lopes: Praça Estephânia de Carvalho – Zé Garoto
* Polo Sanitário Rio do Ouro: Avenida Eugênio Borges, Km 76 – Rio do Ouro
* Polo Sanitário Hélio Cruz: Rua da Concórdia, s/n° – Alcântara
*Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: Rua Doutor Alfredo Backer, nº 358
*Clínica da Família Dr. Zerbini: Avenida Eugênio Borges, s/n – Arsenal
* Polo Sanitário Paulo Marques Rangel: Avenida Central do Rosa, s/n – Portão do Rosa
Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados