Início > Educação > Ciug: estudantes tiram dúvidas antes do Enem

Ciug: estudantes tiram dúvidas antes do Enem

Publicado em:  11/11/2022

Curso de Redação é oferecido gratuitamente pela unidade municipal

Na contagem regressiva para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece, no próximo domingo (13) e no dia 20 de novembro, os alunos do Curso de Redação do Centro Interescolar Ulysses Guimarães (Ciug) tiraram, nesta quinta-feira (10), as últimas dúvidas acerca das técnicas textuais necessárias para garantir uma boa nota no certame. O curso, que é fornecido pela unidade municipal, tem viés preparatório para provas importantes onde a uma boa redação pode ser decisiva para um resultado positivo.

A candidata ao Enem e aluna do curso, Carolina Rocha, de 17 anos, está confiante. Como está cursando o terceiro ano do Ensino Médio, a prova será decisiva para a sua carreira. Ela sonha em cursar Enfermagem na Universidade Federal Fluminense (UFF) e se sente preparada para o exame.

“Eu entrei no curso de Redação aqui no Ciug em agosto deste ano e é uma oportunidade maravilhosa de exercitar, na prática, os textos. Além de aprender toda a estrutura textual que uma redação exige, nós também estudamos vários eixos temáticos como meio ambiente, saúde, educação e temas atuais, o que aprimorou muito a minha redação. No curso, também temos aulas de gramática para tirar dúvidas, já que é preciso deste conhecimento para produzir um bom texto. Eu evolui bastante e estou muito confiante”, disse a aluna.

Em sala de aula, um dos professores do curso, Erick Bernardes, é membro da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (AGLAC) e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). Ele conta que o foco do curso é a preparação para o Enem, para a prova da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e para concursos militares.

“A estrutura do curso enfatiza a prática, porque eles fazem redação todos os dias. Eu apresento três tipos de textos críticos para provocar o argumento e, assim, eles passam as ideias para o papel. Para fazer uma boa redação é preciso estar sempre exercitando e o curso faz isso, prioriza a prática. A preocupação do nosso curso também é ficar sempre antenado com os temas que podem cair nas provas, sempre trabalhados em sala de aula”, afirmou o professor.

Foto: Fabio Guimarães