Início > Educação > CIM festeja dois anos de sede própria

CIM festeja dois anos de sede própria

Publicado em:  22/11/2017

O Centro de Inclusão Municipal (CIM) Helen Keller festeja o segundo aniversário de sua sede própria nesta sexta-feira (24), com diversas atividades desenvolvidas pelos próprios alunos, de forma espontânea, sem ensaios. O CIM atende estudantes de todo o município de São Gonçalo, com deficiências (intelectual, visual, auditiva, física/motora e múltiplas), condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos, bem como alunos que apresentam altas habilidades/superdotação. Os alunos são encaminhados pelas escolas com um relatório de suas necessidades, feito pelas professoras de classe. No CIM é realizada uma triagem e a criança é colocada em uma das oficinas.

O atendimento é feito por profissionais especializados em oficinas pedagógicas, psicopedagógicas, cognitivas, arte e corpo em movimento, entre outras. Nessas oficinas, eles realizam atividades de acordo com as suas necessidades. O diretor da unidade, professor José Augusto Coupey Quintanilha, explicou que no momento são atendidos 534 alunos, mas esse número pode chegar a dois mil, já que há capacidade para isso.

“Nós estamos reorganizando os horários das oficinas para que mais crianças possam ser atendidas em contraturno. Temos também um trabalho de atendimento domiciliar e hospitalar. São sete profissionais concursados nesta área, que atuam dentro da casa da criança debilitada por saúde ou dentro da rede hospitalar, quando a criança não pode estar dentro da escola”, afirmou.

Segundo a coordenadora geral do CIM, professora Jaqueline Barbio Violante, a programação festiva inclui apresentações de carimbo, discoteca com o DJ Cícero, que é aluno da instituição, dança e desfile. “É importante ressaltar que a apresentação dos alunos será totalmente livre, eles vão se apresentar de forma espontânea, sem ensaios”, contou.

A comemoração será realizada das 9h às 12h e o encerramento contará com o grupo Camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo. O CIM fica na Avenida Lúcio Tomé Feteira, em Neves.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed