Início > Uncategorized > Cievs de São Gonçalo é modelo em Brasília

Cievs de São Gonçalo é modelo em Brasília

Publicado em:  09/11/2021

Centro de Informações em Saúde do município é detalhado em encontro nacional

São Gonçalo segue sendo exemplo. Desta vez, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil foi mostrar em Brasília o que está sendo feito no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da cidade no VI Encontro Nacional da Rede Cievs. O virologista e coordenador do Cievs de São Gonçalo, Raphael Rangel, apresentou como funcionam as ações do Cievs fluminense para todos os coordenadores dos Cievs do Brasil. Convidado, ele palestrou sobre as boas práticas do centro, principalmente sobre a utilização de inteligência artificial no combate e assertivas nas ações contra a pandemia de Covid-19 em São Gonçalo.

“Apresentei as boas práticas do Cievs de São Gonçalo, como funciona o centro, os desafios e estratégias do serviço, que tem convênio com a universidade de Toronto, no Canadá, para a avaliação dos dados de saúde da cidade. Com os dados das unidades de saúde, que são todos interligados, conseguimos traçar estratégias para melhorar a qualidade dos atendimentos e atuar, por exemplo, em uma área onde há mais necessidade”, explicou o virologista.

O Cievs de São Gonçalo foi instalado no início do governo do Capitão Nelson e ajuda os gestores da saúde a entenderem como está a circulação de doenças na cidade. Com os dados – muitos avaliados em tempo real – há a capacidade de gerir os serviços de saúde com mais qualidade. As tomadas de decisões do governo municipal são diretamente ligadas aos diferentes estudos realizados pelo centro de inteligência.

A análise precisa ajuda a desencadear ações para prevenção, combate e tratamento das doenças. A integração dos dados entre hospitais e serviços oferecidos também ajudam a melhorar e direcionar as medidas, não só em unidades de saúde, mas nas ações externas que influenciam a saúde dos moradores, como a sanitização pelas ruas da cidade contra o coronavírus e a pulverização de inseticidas contra a dengue, zika e chikungunya.

O Cievs/SG faz parte do projeto chamado de “Fortalecimento da Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências de Saúde Pública” do Ministério da Saúde. A rede é composta apenas por municípios com mais de 500 mil habitantes e alguns de fronteira internacional. Toda a instalação do Cievs foi feita com apoio do Ministério da Saúde, que tem comunicação direta com todos os envolvidos na rede através de conferências e videoconferências.