Início > Uncategorized > Cievs de São Gonçalo é considerado exemplo pelo Ministério da Saúde

Cievs de São Gonçalo é considerado exemplo pelo Ministério da Saúde

Publicado em:  07/10/2021

Centro de Informações em Saúde tem convênio com Universidade de Toronto

Conhecer como funciona o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e todas as suas funções. Com esse objetivo, uma equipe do Ministério da Saúde, ligada à rede nacional do Cievs, visitou as dependências da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo nesta quinta-feira (7). O virologista e coordenador do Cievs/SG, Raphael Rangel, fez a apresentação de como funciona o centro e mostrou os desafios e estratégias do serviço, que tem convênio com a Universidade de Toronto, no Canadá, para a avaliação dos dados de saúde da cidade.

A instalação do Cievs de São Gonçalo – em funcionamento desde o início deste governo – ajuda os gestores da saúde a entenderem como está a circulação de doenças na cidade, principalmente em relação à pandemia do covid-19. Com os dados – muitos avaliados em tempo real – há a capacidade de gerir os serviços de saúde com mais qualidade. As tomadas de decisões do governo municipal são diretamente ligadas aos diferentes estudos realizados pelo centro de inteligência.

A integração dos dados entre hospitais e serviços oferecidos também ajudam a melhorar e direcionar as medidas, não só em unidades de saúde, mas nas ações externas que influenciam a saúde dos moradores, como a sanitização pelas ruas da cidade contra o coronavírus e a pulverização de inseticidas contra a dengue, zika e chikungunya.

“Nunca vi um trabalho desses nas cidades que visitei até agora. A Capital tem algo parecido, mas o Cievs de São Gonçalo está muito mais completo, principalmente em relação aos levantamentos e dados do coronavírus. São Gonçalo está sendo um exemplo”, disse o técnico do Cievs Nacional, Akeni Coelho.

A análise precisa ajuda a desencadear ações para prevenção, combate e tratamento das doenças.

“O foco maior hoje é o coronavírus, mas o Cievs avalia todas as doenças e toma as decisões das ações baseadas nos dados. Hoje, por exemplo, todos os gonçalenses que dão entrada no Centro de Triagem ao Coronavírus para realizar testes fazem parte de estatísticas. Sabemos a idade média de contaminados, bairros mais atingidos e se foram vacinados ou não, por exemplo. Através destes e de outros cruzamentos de dados, realizamos as ações necessárias”, finalizou Raphael.

Projeto – O Cievs/SG faz parte do projeto chamado de “Fortalecimento da Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências de Saúde Pública” do Ministério da Saúde. O objetivo é monitorar as doenças e traçar estratégias de políticas públicas em conjunto para melhorar os resultados. A rede é composta apenas por municípios com mais de 500 mil habitantes e alguns de fronteira internacional. Toda a instalação do Cievs foi feita com apoio do Ministério da Saúde, que tem comunicação direta com todos os envolvidos na rede através de conferências e videoconferências.

Foto: Renan Otto