Início > Educação > Ciep 125 Municipalizado Paulo Roberto inaugura Sala Juareis Mendes: Artes e Sentidos

Ciep 125 Municipalizado Paulo Roberto inaugura Sala Juareis Mendes: Artes e Sentidos

Compartilhe isso:


Publicado em:  09/07/2019

Nesta terça-feira (9), o Ciep 125 Municipalizado Paulo Roberto Macedo do Amaral, localizado no Colubandê, inaugurou a Sala Juareis Mendes: Artes e Sentidos. O objetivo foi transformar um espaço ocioso em ambiente vivo, tendo como finalidade atender às múltiplas linguagens, com leituras diversas e também uma forma de homenagear o artista popular Juareis Mendes.

O espaço terá um caráter artístico com atividades de dança, teatro e música. O local irá funcionar como uma sala de aula, mas com materiais de artes em geral, onde os alunos terão à disposição canetas, hidrocores, tintas, pincéis e bancadas para realizarem seus trabalhos. Serão oferecidos cursos, oficinas, não só para os alunos, mas também para seus pais e a comunidade local.

A sala foi criada para ser um espaço vivo para dialogar com os alunos e os profissionais da Educação, para acolher e fomentar a cultura dentro da escola, fazendo com que os estudantes permaneçam um tempo maior na unidade escolar, valorizando a arte e a cultura. É um projeto pioneiro que com o devido tempo será levado para outras escolas, transformando espaços que estavam sem nenhuma finalidade, em locais para discutir e valorizar a cultura e uma forma de homenagear artistas gonçalenses que realizam um trabalho belíssimo na cidade, mas que na maioria das vezes não têm o reconhecimento do grande público.

Ana Sobral, idealizadora do Espaço e professora do Ciep 125, diz: “Sempre achei que este espaço deveria ter uma finalidade voltada para a arte e cultura, então foi pensado criar um espaço para os alunos desenvolverem suas aptidões artísticas e homenagear um artista popular, como o Juareis Mendes, com vários livros escritos e morador de São Gonçalo. Vamos oferecer diversas oficinas, cursos, fomentar a arte em geral, não só para os alunos, seus pais, mas também a comunidade local e no futuro levar esta experiência para outras escolas municipais de São Gonçalo”, declarou Ana Sobral.

Juareis Mendes, escritor e desenhista, declara: “Não pedi para ser homenageado, tudo aconteceu de forma espontânea por parte da escola e isso me deixa muito feliz e me incentiva cada vez mais a criar e compartilhar com as crianças o que aprendi. É também uma maneira de multiplicar minhas idéias. Fui premiado no ano de 2007 na Bienal do Livro, com “O Patinho no Fantástico”, que muito me orgulha. Era vendedor de livros, de tanto argumentar para vender os livros, me tornei autor. Hoje, chego em uma escola e digo como se desenha, cantando e contando história, do trabalho que faço a professora aproveita vários temas para dar aula. Ensino cores, dias da semana, ciências, partes das plantas, meios de transportes, de forma lúdica, com meus livros e minhas histórias”, finaliza Juareis.

Para Ana Lucia Palmeirim, diretora do Ciep 125 Municipalizado Paulo Roberto Macedo do Amaral, é de grande importância dar ênfase à cultura: “Criar uma sala com múltiplas funções, para dar destaque a arte e a cultura, é fundamental para formar o cidadão. O que estamos fazendo hoje aqui é incentivar nossos alunos a participar e o mais importante, ser atuante no desenvolvimento de seus talentos, seja como escritor, desenhista ou outra profissão que venha a escolher, mas que conheça a cultura do nosso país e seus criadores como Juareis Mendes, uma grande referência como artista popular”, finalizou a diretora.

Sobre o homenageado

Nascido na cidade de Chapadinha, no Maranhão, o artista Juareis Mendes mora em São Gonçalo há 33 anos e chega a se sentir desconfortável sem uma caneta hidrocor na mão. Juareis utiliza a técnica da escritema em seu trabalho.

Juareis Mendes é um daqueles artistas que foi abençoado por seu talento. Aos 84 anos, lhe sobra experiência e não falta inspiração, tirada de praticamente tudo que o cerca. Nas mãos de Juareis, qualquer número, letra ou rabisco é transformado em personagem para suas histórias, contadas ou cantadas por ele em salas de aula, palestras e oficinas que realizava quando convidado.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content