Início > Desenvolvimento Econômico > Cidade Ilustrada expande atuação em São Gonçalo

Cidade Ilustrada expande atuação em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/03/2024

Projeto valoriza arte urbana e transforma cidade com grafiteiros locais

As cores invadiram São Gonçalo, a cidade que é considerada o berço do grafite no Estado do Rio de Janeiro, e deram lugar a lindas obras de arte a céu aberto assinadas por artistas gonçalenses. Através do Cidade Ilustrada, projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo, dezenas de grafiteiros locais estão assinando artes que vêm transformando a cidade.

“O projeto Cidade Ilustrada tem sido desenvolvido com êxito na nossa cidade. Grafiteiros estão deixando sua marca através de um projeto da Prefeitura. E como forma de manter esse incentivo, em breve, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai promover curso de formação para grafiteiros. Com isso, vamos conseguir ampliar o número de artistas no projeto”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu. 

Em São Gonçalo, o projeto Cidade Ilustrada deu incentivo e oportunidades para diversos artistas gonçalenses. O projeto foi criado ainda no primeiro ano da gestão do prefeito Capitão Nelson, onde o próprio idealizou o Cidade Ilustrada após receber um grupo de grafiteiros da cidade em seu gabinete. Na ocasião, foi pensando em um  projeto que proporcionasse um ambiente agradável, além de conscientizar a população sobre a necessidade de conservar o local, melhorando o aspecto da cidade.

Foi convidado para realizar a curadoria do Cidade Ilustrada o artista gonçalense Marcelo Eco, conhecido por seu talento com artes estampadas pelo mundo e em diversos pontos de São Gonçalo, como as fachadas do Teatro Municipal e da Casa das Artes; no monumento de 140m² na Praça Dr Luiz Palmier (Praça da Marisa); e na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

“Recebi o convite do prefeito Capitão Nelson para fazer parte da curadoria e direção de arte do projeto. Fiquei extremamente feliz pois o Cidade Ilustrada é uma oportunidade proporcionada pela Prefeitura que nunca foi pensada por gestões anteriores. Eu tive que sair da minha cidade para poder buscar oportunidades fora. Esse projeto é um sonho que eu sempre tive desde a época em que iniciei no grafite”, disse o artista Marcelo Eco, diretor de arte e curador do projeto.

Em cada local escolhido para receber as pinturas do projeto, o curador Marcelo Eco busca referências locais para incrementar o produto final. 

“Durante o processo de pesquisa para a elaboração do projeto, procuro os agentes locais para ajudar nessa composição, comerciantes ou moradores que já vivem há bastante tempo no local. Vou configurando os desenhos e os artistas que vão assinar o grafite, mas o mais importante do Cidade Ilustrada é que os grafiteiros não vão copiar um desenho que separei, mas sim criar com seu estilo próprio, em cima daquela arte, justamente para poder preservar o trabalho de cada artista, o que pode servir também para um portfólio deles”, enfatizou Marcelo. 

Atualmente, o projeto conta com cerca de 15 artistas, que estão transformando a cidade em um verdadeiro painel de arte. 

“O Cidade Ilustrada dá uma visibilidade muito grande para nós artistas, que fazemos parte do projeto. Inclusive, a gente acaba sendo convidado por outras empresas para fazer um trabalho extra. Eu acho que valoriza muito a gente como artista também”, destacou Siri do Muro, um dos grafiteiros que compõem o Cidade Ilustrada. 

O trabalho chama a atenção de quem passa diariamente por diversos pontos da cidade, como os viadutos de Maria Paula, Santa Luzia, Tribobó, Colubandê, Jardim Catarina e Marambaia, as passarelas do Coelho e do Arsenal, os paredões de Alcântara e da Praia das Pedrinhas, o Ecoponto do Barro Vermelho e o Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Alcântara. 

O Cidade Ilustrada pode ser visto também nas praças reformadas através do programa “Praça Renovada”, que é desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais e vem sendo executado pela Secretaria de Conservação.

Atualmente, os artistas estão pintando os muros da Secretaria de Educação, no bairro Mutondo, com artes que buscam retratar o que é ser criança, através de desenhos que mostram momentos que vão do estudo até brincadeiras lúdicas. 

Os grafiteiros também estão finalizando os desenhos nas salas de atendimento do Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas (PSI), no Zé Garoto, que também foi contemplado com artes que buscam dar mais cor ao ambientes para que as crianças se sintam mais à vontade durante o acolhimento médico.  

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content