Educação
Alunos de escola em Santa Izabel visitam exposição no CCBB, no Rio
14/11/2025
Ação foi iniciada durante entrega de novo sistema que irá melhorar a qualidade da água da Baía de Guanabara
O colorido na parede já começou a tomar forma. O projeto Cidade Ilustrada, da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, está preparando um painel com a temática da preservação do meio ambiente no bairro Boa Vista, às margens do Rio Imboaçu. Nesta terça-feira (18), foi inaugurada a primeira etapa do sistema de Coleta em Tempo Seco (CTS), no local, uma iniciativa da concessionária Águas do Rio, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo.
Além da entrega, os alunos da Escola Valéria de Mattos Fontes também puderam assistir à apresentação teatral “De olho na Oleosa”, sobre o descarte correto do óleo de cozinha, de forma lúdica e divertida. A ideia é que os alunos se tornem multiplicadores do conhecimento para os adultos dentro de casa.
O prefeito Capitão Nelson, o vice-prefeito João Ventura, secretários e vereadores do município prestigiaram o evento. O CTS é um método de esgotamento sanitário que será capaz de impedir que cerca de 12 milhões de litros de água contaminada com esgoto sejam despejados na Baía de Guanabara.
“É uma satisfação muito grande ter a água do Imboaçu sendo tratada, milhões de litros de esgoto já não serão lançados na Baía de Guanabara. Ver essa área revitalizada, com o painel que está sendo pintado e com a educação de qualidade ofertada na escola, é motivo de grande alegria. Hoje, com essa parceria com a Águas do Rio, nós conseguimos levar água tratada para bairros como Pacheco, Iêda, Eliane, Cafuca, Ipiíba, que antes não tinham. Toda transformação que São Gonçalo está atravessando é resultado de muito trabalho de cada servidor e as concessionárias também fazem parte disso”, disse o prefeito.
“O objetivo é muito claro, melhorar a qualidade da água da Baía de Guanabara e, consequentemente, o nosso foco principal em São Gonçalo que é a Praia das Pedrinhas. Hoje, o esgoto de toda essa região já está sendo coletado e tratado. Esse é mais um compromisso que assumimos junto à Prefeitura e conseguimos entregar esta importante obra”, afirmou diretor executivo da Águas do Rio, Diego Freitas.
Coleta em Tempo Seco (CTS)
A Coleta em Tempo Seco é um sistema que capta a água contaminada com esgoto diretamente de rios e galerias de águas pluviais. Essa intervenção no município percorrerá sete bairros — Venda da Cruz, Neves, Vila Lage, Porto da Madama, Paraíso, Patronato e Porto Velho — com 5,6 quilômetros de rede. O projeto inclui ainda a revitalização e ampliação de duas elevatórias (Paul Leroux e Mário Quintão), a construção de outras duas estações e a criação de quatro novos pontos de captação. A obra tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.







Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados