Início > Defesa Civil > Chuvas: São Gonçalo segue com ações preventivas neste sábado

Chuvas: São Gonçalo segue com ações preventivas neste sábado

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/01/2024

Equipes estão nas ruas desobstruindo rios e reforçando monitoramento 

Por conta da previsão de chuva forte durante este fim de semana, a Prefeitura de São Gonçalo segue com equipes integradas de plantão nas ruas atuando para minimizar os efeitos de possíveis desastres naturais. 

Logo pela manhã deste sábado (20), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), trabalha, em caráter emergencial, nas margens do Rio Alcântara próximo à Rodovia Niterói-Manilha, na altura do bairro Jardim Catarina, onde o rio desemboca na Baía de Guanabara, visto que a área está assoreada, o que dificultaria o escoamento de água durante a chuva. 

A ação faz parte do programa “Limpa Rio”, que realiza diariamente limpeza e dragagem do Rio Alcântara. Com a iniciativa do Governo do Estado em São Gonçalo, iniciada em novembro do ano passado, ficou definida a recuperação das margens e espelhos d’água do Rio Alcântara, para evitar os transtornos ocasionados por alagamentos decorrentes das chuvas. 

Em paralelo às ações do “Limpa Rio”, o Departamento de Recursos Hídricos de São Gonçalo também realiza a limpeza, ao longo desta semana, nas margens do Rio Imboaçu e do Rio Brandoas, com serviços de capina, retirada de lixo, galhos e resíduos sólidos.

Equipes da Defesa Civil também seguem nas ruas atendendo às demandas da população. Permanecem abertos, de forma preventiva, quatro pontos de apoio. São eles: Escola Municipal Professora Aída Vieira De Souza, no Jardim Catarina; Quadra do Salgueiro, no Salgueiro; Escola Municipal Professora Maria Amélia Areas Ferreira, no Engenho Pequeno; e Escola Municipal Doutor Armando Leão Ferreira, no Porto Novo. 

Todos os pontos de apoio contam com equipes de plantão das secretarias de Assistência Social, Saúde e Defesa Civil e Educação. Outros pontos de apoio poderão ser abertos nos próximos dias, de acordo com a necessidade e o acionamento de sirenes de alerta.

As secretarias de Desenvolvimento Urbano e Conservação também estão de prontidão para atuar na limpeza das ruas durante todo o fim de semana. As secretarias de Ordem Pública e de Transportes reforçam o monitoramento de ocorrências pela Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), através das câmeras de vídeo, num trabalho integrado com todas as equipes de plantão. 

As equipes de meteorologia seguem acompanhando as condições climáticas do município e, em caso de necessidade, irão emitir avisos meteorológicos. Para receber via SMS os alertas emitidos pela Defesa Civil de São Gonçalo, basta enviar o número do CEP para o número 40199. As redes sociais da Prefeitura também irão divulgar os avisos.

Para este sábado (20), permanece a previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

No domingo (21), há previsão de chuva ao longo do dia com intensidade moderada a forte principalmente durante a manhã e tarde, acompanhada de rajadas de vento.

Em caso de emergência, a recomendação ao cidadão gonçalense é ligar para o número 199.

Autor: Isabelle Villas Boas

Notícias relacionadas

Skip to content