Início > Esporte e Lazer > Cerca de 1600 pessoas são assistidas por projeto de esporte e lazer

Cerca de 1600 pessoas são assistidas por projeto de esporte e lazer

Publicado em:  16/08/2017

O esporte é uma importante ferramenta de cidadania, saúde e inclusão social. Para fomentar esta prática, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer coordena quatro núcleos e dois subnúcleos do Programa de Esporte e Lazer das Cidades (Pelc). A iniciativa, que é realizada em parceria com o Ministério dos Esportes, acontece em seis diferentes bairros, de segunda a sábado, gratuitamente e é aberta para toda população.

O projeto abrange todas faixas etárias e possui cerca de 1600 inscritos atualmente. São desenvolvidas atividades como: ginástica e hidroginástica, futebol, vôlei, recreação infantil, capoeira, artesanato, dança, ballet e taekwondo.

A coordenadora pedagógica do Pelc, Karla Sampaio, explica que as pessoas atendidas geralmente são das comunidades que ficam em torno dos núcleos, no entanto, qualquer interessado pode participar. As turmas são divididas nos turnos manhã, tarde e noite.

“Quem quiser participar pode ir diretamente no núcleo ou subnúcleo mais próximo de casa e realizar a inscrição. Todas as aulas são gratuitas. Em caso de menores de idade é necessário a permissão do responsável”, ressalta Karla.

Coordenadora do núcleo do CIEP 250 Rosendo Rica Marcos, no Gradim, e do subnúcleo do Clube Náutico, no Pontal, Sandra Fonseca conta que tem recebido retorno positivo dos assistidos, principalmente das crianças.

“Aqui no núcleo do Gradim tem cerca de 400 inscritos, todos de comunidades próximas. Uma vez por mês nós fazemos uma sessão de filmes, e as crianças adoram, pois muitos não tem acesso a isso”, revelou.

No subnúcleo do Clube Náutico, diversos grupos realizam ginástica e circuitos físicos diariamente. Uma das alunas do projeto é a moradora do Pontal, Sarah Maria da Silva, 20 anos. Ela participa das atividades há um mês.

“Uma amiga me indicou e eu fiquei interessada. Como era gratuito, eu vim conhecer. Estou achando maravilhoso, os professores são ótimos e os exercícios fazem bem para a saúde. As atividades aqui são variadas de acordo com a idade de cada um”, disse.

Lista dos núcleos e subnúcleos do Pelc

– Núcleo CIEP 250 Rosendo Rica Marcos: Rua Visconde de Itaúna, nº 267, Gradim;
– Subnúcleo Clube Náutico: Rua Cruzeiro do Sul, nº 115, Pontal;
– Núcleo Piscinão de São Gonçalo: Rua Magalhães Bastos, s/nº, Boa Vista;
– Núcleo Praça do Barenco (Praça do Boaçú): Rua Cândido Lacerda;
– Núcleo Vila Olímpica da Fazenda do Colubandê: Rodovia Amaral Peixoto, km 9.5, Colubandê;
– Subnúcleo Movimento Pró-criança: Rua Nestor Pinto Alves, nº 521, Vila Três.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira