Início > Assistência Social > Ceom segue com atendimento ampliado em Alcântara

Ceom segue com atendimento ampliado em Alcântara

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/03/2023

Sala exclusiva no Pátio Alcântara recebe mulheres vítimas de violência, de segunda a sexta, das 9h às 17h

O levantamento de um estudo realizado pela Rede de Observatórios da Segurança revelou que o estado do Rio de Janeiro apresentou um aumento de 45% de casos de violência contra a mulher no ano de 2022 em relação a 2021. Segundo o estudo, o Rio chegou a registrar ao menos um caso de violência contra a mulher a cada 17 horas. Visando ampliar o acesso à informação, acolhimento e encaminhamento para serviços especializados de atendimento à mulher, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, segue com o funcionamento de uma sala exclusiva do Centro Especializado de Orientação à Mulher (CEOM), no quarto piso do Pátio Alcântara.

A sala foi inaugurada no dia 1º de março e faz parte da programação especial do Mês da Mulher. Durante todo o mês serão desenvolvidos eventos com o objetivo de disseminar informações referentes aos direitos das mulheres, divulgar os canais para denúncias de violência de gênero e rede de apoio, além de promover ações culturais, de lazer e empoderamento feminino. 

“Essa parceria com o Pátio Alcântara é de extrema importância, pois possibilita às mulheres buscarem atendimento mais próximo de sua residência sem terem que demandarem de recursos de locomoção. Temos feito divulgações nas redes sociais e tem dado certo, as mulheres têm nos procurado. Desde a abertura da sala, até o presente momento, fizemos 16 atendimentos, ou seja, 16 mulheres que estavam sofrendo violência e que agora estão sendo acompanhadas”, disse a subsecretária Ana Cristina da Silva. 

Durante todo o mês de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, uma equipe do CEOM ficará disponível para dar informações e encaminhamento para a rede de serviços de atendimento à mulher existente no município. 

O CEOM – que fica na Rua Camilo Fernandes Moreira, s/n, em Neves – atende a mulheres vítimas de violência através de demanda espontânea e, conforme a necessidade de cada caso, realiza encaminhamentos para atendimento psicológico ou Assistência Social. Também recebe mulheres vítimas de violência encaminhadas por delegacias, ONGs, CRAS, CREAS e Sala Lilás.

O espaço, que foi reformado em setembro do ano passado para proporcionar um ambiente de atendimento mais acolhedor para receber mulheres vítimas de violência, conta com brinquedoteca, sala de reunião, recepção e salas reservadas para o atendimento e escuta, com todo sigilo e atenção que as usuárias merecem.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content