Início > Assistência Social > Centro Pop promove roda de conversa sobre o Setembro Amarelo

Centro Pop promove roda de conversa sobre o Setembro Amarelo

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/09/2021

Ação viabilizou debate e conscientização a respeito do tema

Em alusão ao Setembro Amarelo, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) promoveu uma roda de conversa de conscientização e prevenção ao suicídio, na manhã desta quarta-feira (29).

“As pessoas que estão em situação de rua estão suscetíveis a cometer suicídios por conta da conjuntura em que vivem. Já tivemos casos de pessoas que frequentam o Centro Pop que tentaram se automutilar, desde então estamos reforçando nossos serviços de apoio e conscientização às questões psicológicas”, disse Sabrina Rosa, coordenadora do Centro Pop.

O Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, visa promover campanhas que disponibilizam informações e conscientização sobre o tema. Na edição deste ano, o tema do Setembro Amarelo é “agir salva vidas”.

“Muitas pessoas acreditam que o problema da pessoa em situação de rua é estar na rua, mas entendemos que o motivo que levou o indivíduo para aquela situação é a problemática. Durante a roda de conversa procuramos ouvir a situação de cada usuário do equipamento, para que possamos oferecer auxílio psicológico. Devemos prestar atenção no processo emocional da pessoa em situação de rua. Nosso principal objetivo é auxiliar essas pessoas”, afirmou Cristiano Dias, psicanalista e técnico da equipe de abordagem noturna do Centro Pop, que comandou a roda de conversa.

Localizado no Mutondo, o Centro Pop, vinculado à Secretaria de Assistência Social, oferece diariamente apoio psicológico com profissionais capacitados para atender os usuários.

“Estamos sempre atendendo os usuários do Centro Pop pois entendemos que muitos deles têm a necessidade desse direcionamento e apoio psicológico. Muitos relatam que se sentem acolhidos pelo simples ato da escuta”, declarou a psicóloga do Centro Pop, Osmara Nascimento.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content