Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Referência na região quando o assunto é exame por imagem, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto, realiza por mês 5 mil atendimentos. Com a disponibilidade para realizar 51 tipos de procedimentos diferentes utilizando o método por imagem, a unidade tem desafogado a fila de espera da Central Municipal de Regulação, para a realização dos exames, que antes eram feitos pelas clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Exames realizados através de imagem têm importância relevante na prevenção e tratamento de doenças, pois a maioria das doenças não tem sinais ou sintomas no seu início, e os métodos de análises por imagem auxiliam no diagnóstico precoce, sendo a melhor forma de se descobrir uma doença”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
A unidade conta com aparelhos de mamografia, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia, ecografia e endoscopia digestiva.
Por mês, são feitas cerca de 2 mil ultrassonografias, entre os 18 tipos de procedimentos diferentes para a sua realização. Os mais populares são os de abdome, mama, doppler e transvaginal, mas a unidade conta também com a realização de exames mais incomuns na rede pública, como a ultrassonografia transfontanela, que diagnostica casos de microcefalia em bebês, a ultramorfológica, que mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem, e a ultra de translucência nucal, medida realizada na região da nuca do feto, detectando o risco de síndrome de down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados