Início > Semimd > Centro Dia do Idoso realiza seu primeiro arraiá

Centro Dia do Idoso realiza seu primeiro arraiá

Publicado em:  25/07/2019

“O Centro Dia nos uniu e se Deus quiser vamos ficar juntos para o resto da vida”, declarou Heloísa Helena da Silva, de 73 anos, que foi a escolhida para ser a noiva do casamento na roça, junto com o seu par, João Batista Bráulio, 69 anos, durante a primeira Festa Julina realizada pelo Centro Dia e o Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso, que aconteceu nesta quarta-feira (24), na Lona Cultural do Jardim Catarina.

Apesar do casamento ter sido durante a tradicional brincadeira, o romance existe na vida real. Os dois moradores do bairro se conheceram durante uma aula de musicoterapia, que é uma das oficinas oferecidas pelo espaço, e pouco tempo depois começaram a namorar. “Mesmo morando no Jardim Catarina eu nunca tinha visto ela antes. Graças ao Centro Dia arrumei uma namorada. Estamos juntos há dois meses e muito felizes”, completou João.

Com o objetivo de proporcionar bem-estar físico e psicológico para seus usuários, visando garantir qualidade de vida na terceira idade, a equipe técnica formada por psicólogos, assistentes sociais, auxiliar de enfermagem e oficineiros buscam celebrar todas as datas comemorativas. E a festa julina foi mais um momento de confraternização entre os idosos, seus familiares e os profissionais do equipamento. O prefeito José Luiz Nanci esteve presente no arraiá e falou sobre a importância de proporcionar momentos como este para essa parcela da população.

“Estou muito feliz de poder estar presente e ver a alegria de cada idoso que está nessa festa. Muitas pessoas quando envelhecem são abandonadas por seus familiares e acabam entrando em quadro de depressão, que é uma das piores doenças que atingem o mundo de hoje. Nós, enquanto governo, precisamos acolhê-los com carinho e amor, além de estimulá-los a realizarem atividades diversas que os estimulem a sair de casa e se movimentarem. Quero parabenizar também toda a equipe do Centro Dia que está desenvolvendo um trabalho excelente com nossos idosos, que merecem celebrar todas as datas com muita festividade”, afirmou o prefeito.

Para o subsecretário Pessoa Idosa, Leandro Suzarte, poder colaborar para o envelhecimento saudável da população é a razão do trabalho da equipe técnica do centro.

“São Gonçalo tem uma população idosa bastante numerosa, que só vem aumentando graças à melhora na qualidade de vida. Saber que o nosso equipamento está auxiliando essas pessoas a viverem melhor e com mais alegria, não tem preço. É muito gratificante vê-las felizes, aproveitando essa fase da vida com tanto prazer”, concluiu Leandro.

Pioneiro no atendimento e na complexidade em todo o estado, o complexo conta com um Centro de Referência e Assistência Social; Centro Dia para o Idoso e um Espaço Avançado de atendimento à saúde do idoso, sob gestão das secretarias de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Social e Saúde, respectivamente.

“Nossas comemorações têm como objetivo aumentar a autoestima de cada usuário, dando à eles protagonismo e fazendo com que sejam vistos pela sociedade, por isso damos tanta importância à datas comemorativas”, explicou a assistente social, Mery Marchon.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Lucas Alvarenga