Início > Educação > Centro de Referência em Autismo investe em oficinas de artes

Centro de Referência em Autismo investe em oficinas de artes

Publicado em:  06/10/2022

Desenho e música estão entre as atividades oferecidas diariamente aos alunos

Buscando desenvolver habilidades e aprimorar a comunicação dos autistas, o Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, estimula o contato com as artes diariamente, com oficinas de desenho e música. No último desfile cívico-militar de São Gonçalo, que aconteceu no dia 22 de setembro, o centro se apresentou com sua banda, formada por oito atendidos, portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A emoção foi grande. O pai do aluno Thiago, de 20 anos, não conteve as lágrimas. Adilson Santana conta que o filho toca bumbo na banda e está evoluindo muito desde que começaram os ensaios. Para ele, a música está fazendo toda a diferença.

“Antes, ele não tinha tanto interesse em vir para a terapia. Depois que ele começou a ensaiar com a banda ele gosta muito de vir. A música melhorou muito o desempenho dele. Quando ele tocou no desfile, foi a maior emoção, ele ficou concentrado e deu um show. O Centro de Referência está fazendo um excelente trabalho”, disse o pai.

A diretora da unidade, Evelin Bastos, conta que a arte para o autista tem a função de ajudar a se expressar, uma forma de se comunicar com o mundo ao redor. Segundo ela, até os atendidos mais quietos podem dar voz a algo grandioso dentro deles, quando estimulados, descobrindo talentos.

“Arte é trabalhar a expressão. Vários autistas que apresentam dificuldades de socialização precisam da arte como uma forma de se desenvolver e se soltar. Eles dizem muito do que eles sentem através da arte. Tem alguns atendidos aqui que mudaram muito depois que começaram a desenhar ou tocar, há uma questão de tempo, paciência e disciplina que é muito positiva nas artes”, afirmou a diretora.

Foto: Fabio Guimarães