Início > Educação > Centro de Referência do Autista tem trabalho reconhecido

Centro de Referência do Autista tem trabalho reconhecido

Publicado em:  05/04/2024

CRMA do Centro de São Gonçalo oferece oficinas e atendimento especializado

Com dois anos de funcionamento, o Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício Faria (CRMA), no Centro de São Gonçalo, atende a 120 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo oficinas essenciais para o desenvolvimento dos atendidos. Na última quarta-feira (3), 25 profissionais da unidade receberam uma Moção de Aplausos, na Câmara de Vereadores, pelo trabalho realizado.

Atualmente, os alunos contam com fisioterapia, neuropsicopedagogia, psicologia, sala de recursos, psicomotricidade, jogos matemáticos, terapia nutricional, oficinas de música, inglês e artes. Além disso, são servidos lanches e pequenas porções, respeitando as determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Os profissionais ficaram muito felizes com a Moção de Aplausos, porque é um reconhecimento do nosso trabalho, entendendo a importância da instituição. As oficinas aqui no CRMA dão o estímulo ao atendido de acordo com suas especificidades. Por exemplo, temos atendidos aqui que só falam em inglês, então temos que dar todo o suporte necessário para que eles se desenvolvam”, disse a diretora Ana Carla Macedo.

O ingresso nos Centros de Referência em Autismo acontece por meio de sorteio e, no momento, é preciso aguardar a disponibilização de novas vagas. Para pleitear um lugar, o candidato deve ter laudo indicando Transtorno do Espectro Autista (TEA), morar no município de São Gonçalo e estar devidamente matriculado em uma escola municipal.

Foto: Luiz Carvalho