Início > Saúde > Centro de reabilitação oferece terapia ocupacional

Centro de reabilitação oferece terapia ocupacional

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/07/2022

Unidade em Neves garante atendimento individualizado

Garantir autonomia e independência nas atividades do dia a dia. É com esse conceito que a Terapia Ocupacional é trabalhada no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Neves. A terapia, como o próprio nome diz, tem como objetivo maior devolver a capacidade de realizar ocupações do indivíduo, desde as crianças aos adultos com qualquer tipo de limitação, deficiência ou condição de saúde de alta complexidade.

“O terapeuta ocupacional usa recursos terapêuticos e atividades para promover a autonomia de indivíduos que têm dificuldade de integrar-se à vida, nos âmbitos sociais, em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Normalmente, com as crianças, a gente auxilia no brincar funcional. É com a brincadeira que a criança vai conseguir aprimorar as habilidades para ter autonomia nas suas outras ocupações ao longo da vida”, descreveu a terapeuta ocupacional, Letticia Benthin.

Com os adultos é trabalhada a retomada do dia a dia. “Muitos não conseguem se alimentar sozinho, não conseguem tomar banho, escovar os dentes. Trabalhamos para que eles se mantenham plenos e autônomos, mesmo com suas limitações. Ser terapeuta ocupacional é enxergar além do que se vê. Enxergar as potencialidades para além da limitação. É, sobretudo, enxergar o outro e, com isso, auxiliar o paciente a se envolver em atividades que eles querem e desejam fazer”, explicou Letticia.

Além dos atendimentos individualizados com cada profissional do CER III, os pacientes também são acompanhados através de reuniões semanais da equipe multiprofissional. “Nas reuniões, os profissionais conversam sobre cada paciente, falam de seu desenvolvimento em cada área, do que precisa ser melhorado ou mudado. É uma troca de experiências e de ideias que podem ser aplicadas com cada paciente. É a soma dos saberes para sempre dar o melhor nos planos terapêuticos traçados”, explicou a diretora da unidade, Micheli Samary.

Outro cuidado com os pacientes do CER III é com o primeiro atendimento durante todos os dias que têm algum tipo de tratamento. Antes de seguir para qualquer terapia, os pacientes passam pelo atendimento de triagem com a enfermeira. “Nós vemos os sinais vitais, pressão arterial, verificação da glicose dos diabéticos, temperatura, peso e tamanho. Estando tudo bem, a gente libera para o atendimento”, explicou a enfermeira Renata Nascimento da Silva.

Regulação – Todas as consultas para as unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da Semsa. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content