Início > Saúde > Centro de Oncologia promove ação de saúde e beleza

Centro de Oncologia promove ação de saúde e beleza

Publicado em:  04/10/2023

Iniciativa integra programação do Outubro Rosa em São Gonçalo

O Centro de Oncologia de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, promoveu uma ação, na manhã desta quarta-feira (4), com palestra, cuidados de beleza, orientação e esclarecimentos sobre a campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O prefeito, Capitão Nelson, e o vice-prefeito, Sérgio Gevú, acompanharam a atividade.

“Nosso governo tem trabalhado incessantemente para atender os pacientes oncológicos e especialmente na prevenção do câncer de mama. Sabemos que é um momento delicado na vida do paciente e de toda a sua família, e com o auxílio da equipe do Centro de Oncologia conseguimos oferecer um tratamento eficiente e humanizado para os assistidos”, declarou o prefeito durante a visita.

O Centro de Oncologia de São Gonçalo, que fica no bairro Zé Garoto, é uma unidade de referência no tratamento de câncer no município, e conta com consultórios e sala de aplicação de quimioterápicos, além de toda estrutura de apoio aos pacientes. O serviço realizado no espaço é feito através de um convênio com o SUS.

“Realizamos essa ação como abertura do Outubro Rosa no Centro de Oncologia e, além de todas as informações passadas, também realizamos a doação de almofadas pós-cirúrgicas e hidratantes, que podem ser usados durante a radioterapia para as pacientes atendidas. Sabemos que é um processo difícil e doloroso e, por isso, trabalhamos para mostrar para todas as pacientes que elas não estão sozinhas”, disse Nathália Rodrigues, coordenadora do Centro de Oncologia.

Uma equipe da Cruz Vermelha também participou da ação oferecendo serviços como aferição de pressão e testes de HPV.

Ao visitar a sala de aplicação de quimioterápicos, o prefeito pôde conversar com as pacientes Maria Ireuda da Silva e Fátima Lopes, que, após todo o processo de tratamento, estavam realizando suas últimas sessões de quimioterapia.

“Hoje a felicidade me consome! Não foi fácil mas venci. Sou muito grata por todo o atendimento que recebi ao longo desse processo”, disse Maria Ireuda.

A vereadora Patrícia Silva, idealizadora do grupo Unidas pela Vida, que tem um espaço para acolhimento no Centro Oncológico, também participou da atividade nesta manhã.

No próximo sábado (7), ainda dentro da programação do Outubro Rosa na cidade, vai acontecer a Caminhada Rosa, com concentração na Praça Estephânia de Carvalho, no bairro Zé Garoto, às 8h.

Foto: Julio Diniz