Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Ação integra programação do Outubro Rosa na cidade
Dando continuidade aos eventos da campanha do Outubro Rosa – quando são feitas ações para estimular a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero – o Centro de Oncologia de São Gonçalo (Oncosg), que fica no bairro Zé Garoto, promoveu uma manhã com palestra, orientação e esclarecimentos sobre o tema, nesta quinta-feira (6).
“Nosso governo trabalha para que a saúde seja cada vez mais humanizada e contamos com equipes preparadas para atender aos pacientes oncológicos da nossa cidade. Desejamos que ninguém passe por esse momento, mas, se o câncer for descoberto, podemos garantir um tratamento digno e eficiente, da forma que nosso munícipe merece e espera”, declarou o vice-prefeito Sérgio Gevú, que esteve presente na solenidade.
O Centro de Oncologia de São Gonçalo é uma unidade de referência no tratamento de câncer no município, e conta com consultórios e sala de aplicação de quimioterápicos, além de toda estrutura de apoio aos pacientes. O serviço realizado no espaço é feito através de um convênio com o SUS.
“O câncer acomete milhares de pessoas durante o ano e devemos estar sempre atentos na prevenção. Sabemos que, quando a doença é diagnosticada, é um processo difícil e doloroso, mas estamos aqui para mostrar para todas as pacientes que elas não estão sozinhas e que é possível vencer essa batalha. Conseguimos realizar cirurgias oncológicas em São Gonçalo, que foi uma conquista muito grande na nossa cidade”, disse Patrícia Silva, Coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer.
“A campanha do Outubro Rosa é de grande importância, visto que é o momento em que se deve buscar o diagnóstico precoce. Dizemos que o câncer não é o ponto final, é apenas uma vírgula na vida do paciente. E cada vez que se descobre a doença precocemente, é possível buscar tratamentos e, consequentemente, a cura. Com o diagnóstico antecipado, também conseguimos fazer uma cirurgia menos agressiva. Hoje, estamos aqui para celebrar a vida e passar a mensagem que câncer tem cura”, afirmou Edmar Lopes, diretor de Oncologia do município.
O evento também contou com apresentações musicais, a participação do Ministério Palhaço Alegria, que tirou muitos sorrisos das pacientes, além de dia da beleza, reflexologia podal e apoio da Cruz Vermelha, que fez a entrega de brindes para os pacientes da unidade.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados