Início > Saúde > Centro de Inclusão Municipal Helen Keller promove Oficina de Integração Familiar

Publicado em:  10/09/2021

Atividades incentivam empreendedorismo e autoestima

Enquanto esperavam os filhos, os responsáveis pelos alunos do Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), em Vila Lage, participaram, nesta sexta-feira (10), da Oficina de Integração Familiar. O projeto, que retomou suas atividades em 2021, acontece de segunda a sexta, nos turnos da manhã e da tarde. O objetivo é otimizar o tempo de espera, trocar ideias e realizar atividades artísticas e corporais, além de criar uma possibilidade de geração de renda para as famílias.

O tema do dia foi “O Poder da Tesoura”, que se tratava de uma dinâmica em que um fio de lã estava na mão dos responsáveis e eles teriam que decidir, sozinhos, se cortariam com a tesoura ou deixariam inteiro. A ação trouxe a reflexão de como a escolha do outro pode influenciar na vida de cada um, mostrando que é preciso pensar por conta própria.

De acordo com a diretora Ellem Coimbra, o projeto reduz a falta dos alunos e propõe uma mentalidade empreendedora nos responsáveis, já que a questão financeira é uma das maiores dificuldades que eles enfrentam para levar os filhos para o Atendimento Educacional Especializado no CIM.

“Visando minimizar este quadro, criamos o projeto que oferece uma possibilidade de geração de renda e elevação de autoestima, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida, promovendo novas e reais possibilidades”, comenta Ellem Coimbra.

Para ajudar a complementar a renda da família, a Oficina de Integração Familiar ensina a arte de pintura em panos de prato, ornamentação de potes com utilização de potes de sorvete ou de margarina, confecção de bijuterias, entre outras atividades.

Quando começou a fazer a oficina, Ana da Conceição Cruz, de 58 anos, estava com depressão e levava a filha Joice Iris, de 34 anos, para o CIM. Para ela, além de um espaço para conhecer novas pessoas e trocar experiências, também foi onde aprendeu a fazer decoupage, que é a arte de decorar um objeto colando recortes de papel colorido nele, que se tornou uma renda extra para a família.

“Quando eu comecei nessa oficina eu estava tendo alguns problemas de depressão, aí eu comecei a vir para cá, fazia artesanato e fui melhorando. Eu aprendi muito aqui, eu adoro as pessoas, é como uma família, todo mundo se reúne, a gente brinca. Para mim, foi muito bom. Além disso, adorei a oficina da decoupage, aprendi a fazer e agora faço para vender”, completa Ana da Conceição Cruz.

Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM)

A instituição foi criada por intermédio da ementa da Lei 103/2007 no Município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, em dezembro de 2007, e trabalha de forma integrada à rede Municipal de Ensino Público, com um corpo de funcionários constituído por diversos profissionais que se subdividem em grupos de atendimento com horários distintos. O seu organograma inclui orientadores pedagógicos e educacionais, professores com habilitação em Fisioterapia, Psicomotricidade, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Arteterapia, Musicoterapia, Educação Física, Serviço Social, Pedagogia, Atendimento Educacional Especializado (AEE), entre outras.

Como referência em atendimento especializado para crianças e adultos com deficiência ou dificuldades na aprendizagem, também assessora as escolas no trabalho de inclusão, qualificando docentes da rede pública para intervenção de ações pedagógicas condizentes com as necessidades dos alunos encaminhados.

Foto: Renan Otto