Início > Saúde > Centro de Imagens garante realização de exames em São Gonçalo

Centro de Imagens garante realização de exames em São Gonçalo

Publicado em:  26/03/2024

Ciesg oferece serviços até então indisponíveis na rede municipal

O Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três, completou nove meses, nesta semana, de pleno funcionamento. O local oferece exames que não estavam disponíveis na rede pública antes da gestão do prefeito Capitão Nelson, além de especialidades médicas e outros serviços. Até o fim de fevereiro deste ano, a unidade realizou 665.159 atendimentos, exames e procedimentos.

“Este é mais um marco para São Gonçalo e para o governo do Capitão Nelson. Exames que só eram realizados em clínicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), muitas fora da cidade, hoje são oferecidos na unidade. É mais facilidade no acesso para os gonçalenses e menos espera na fila da Central de Regulação”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

Ao todo, foram 262.468 exames e 402.691 atendimentos e procedimentos, que incluem consultas médicas, técnicas, serviços e atendimentos de fisioterapia e de tratamentos odontológicos. Os números são expressivos, mas poderiam ser ainda maiores se todas as vagas disponibilizadas fossem, de fato, concretizadas. Apesar dos números dos atendimentos realizados, a oferta foi ainda maior: 316.045 exames e 501.055 atendimentos.

A diferença que deixou de ser feita é de 53.577 exames e 98.364 atendimentos devido à falta dos pacientes. Um exemplo: foram feitas 10.114 ultrassonografias – um dos exames com mais filas na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, mas foram agendadas 16.140. A especialidade de cardiologia é uma das mais aguardadas. E das 34.057 consultas agendadas, apenas 22.080 foram efetivadas.

“Nós fazemos um esforço enorme para oferecer mais exames e consultas para a população. A oferta do fim de 2023 e neste início de 2024 de muitos exames e consultas é quase o triplo de quando o Ciesg iniciou. Mas precisamos que os pacientes tenham ciência quando confirmarem os agendamentos. Se ele não pode naquele dia, diga que não pode, pois chamamos o próximo da fila. Ele não vai sair da fila e vai receber a ligação em outro dia para marcar os seus pedidos”, disse Dr. Gleison.

O Ciesg tem capacidade de realizar 59.800 atendimentos por mês – uma média de 2,7 mil consultas, exames e serviços oferecidos por dia. Por mês, o Ciesg pode realizar mais de 20 mil exames de imagem, 25 mil consultas, 700 atendimentos de fisioterapia e 500 odontológicos. A unidade realiza exames laboratoriais de sangue, urina e fezes; biópsia, densitometria, raio-x, mamografia, ecocardiograma, ecodoppler, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, cintilografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, teste ergométrico, holter 24h e mapa.

Agendamentos – Todasas consultas e exames são agendadas através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal para ser inserido no sistema. As unidades inserem os pacientes na Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

Para marcar exames e consultas é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. O Ciesg fica na Rua Alagoas, 240, Vila Três.

Foto: Renan Otto