Início > Saúde > Centro de Imagens de São Gonçalo já soma quase 300 mil exames realizados

Centro de Imagens de São Gonçalo já soma quase 300 mil exames realizados

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/04/2024

CIESG oferece diagnósticos até então inexistentes na rede municipal 

 Com a oferta de 18 exames de imagem e laboratoriais, o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), em Vila Três, está perto de atingir a marca de 300 mil exames realizados. Os gonçalenses têm à disposição vários diagnósticos que não estavam disponíveis na rede pública municipal antes da gestão do prefeito Capitão Nelson. Com o novo equipamento, os pacientes estão sendo atendidos com mais celeridade e qualidade. 

     A babá Celita Luiz Badega, 53, foi à unidade para realizar uma ressonância de mama para averiguar o desenvolvimento de um nódulo. Ela deixou de morar na Tijuca para fazer o tratamento que precisa em São Gonçalo. “Estou há onze meses em São Gonçalo e a primeira vez no Ciesg. Estou impressionada com o tratamento impecável. A clínica é linda e tudo muito limpo. Não parece que estamos em uma clínica pública. Vim morar aqui para fazer o meu tratamento quando soube que estava sendo mais rápido e não me arrependo”, disse a babá.  

    O Ciesg oferece diagnósticos por biópsia, densitometria, ecodoppler, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, holter, mapa, mamografia, raio-x, ressonância magnética, teste ergométrico, tomografia, ultrassonografias e exames laboratoriais de sangue e urina. Desde junho do ano passado, quando o Ciesg foi inaugurado, foram agendados 367.120 exames. Destes, 297.272 foram realizados. 

     Clarice Silvestre da Silva, 59, cabeleireira e manicure, foi marcada para realizar o ecocardiograma transtorácico com doppler na unidade. “É a minha quarta vez aqui. Já passei por consulta com dois especialistas e já fiz um holter. Hoje, vou fazer o eco e estou marcada para realizar o mapa. Tenho batimento cardíaco muito lento e estou fazendo esses exames para descobrir o motivo. Eu gosto muito daqui. Está tudo funcionando muito bem e que continue assim”. 

     O padeiro Edvar Soares de Souza, 63, ficou impressionado com o Ciesg. Com fortes dores no ombro esquerdo, ele foi à unidade para realizar um raio-x. “O atendimento é maravilhoso, da recepção ao médico. E com tudo de primeira. Nunca vi isso na minha vida. Não esperava ter um local desse em São Gonçalo. Que Deus ajude e que continue assim. Todos falam muito bem daqui, não só eu”, finalizou.  

     Além dos exames, o Ciesg oferece atendimento com especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, urologia, odontologia, gastroenterologia, neurocirurgia, neuropediatria e fisioterapia.

      “Os gonçalenses não precisam mais ir para outras cidades para realizar exames de imagem em clínicas conveniadas com o SUS. Temos tudo que eles precisam no Ciesg e com menor tempo de espera. Um verdadeiro marco na gestão do prefeito Capitão Nelson, que recuperou uma obra abandonada por mais de dez anos e transformou no Ciesg”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.  

      Agendamentos – Todas as consultas e exames são agendados através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa). Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal para ser inserido no sistema. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço.

     É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.

      Para marcar exames e consultas é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. O Ciesg fica na Rua Alagoas, 240, Vila Três. 

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content