Início > Guarda Municipal > Central de Segurança flagra furtos de cabos e pichação em São Gonçalo durante a madrugada

Central de Segurança flagra furtos de cabos e pichação em São Gonçalo durante a madrugada

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/08/2025

Videomonitoramento auxilia a Guarda Municipal em três ocorrências na mesma noite

A Guarda Municipal de São Gonçalo registrou, na madrugada deste domingo (17), três ocorrências distintas com o auxílio do sistema de videomonitoramento da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). As ações, realizadas em pontos diferentes da cidade, resultaram em duas prisões em flagrante por furto de cabos no Centro e na condução de três pessoas à delegacia por pichação em Alcântara.

A primeira ação de furto ocorreu por volta de 2h, na Rua Feliciano Sodré, em frente ao prédio da antiga Prefeitura. Durante patrulhamento, equipes da ROMU III foram acionadas pela central após identificarem, pelas câmeras, a movimentação suspeita de um homem mexendo na fiação. No local, os agentes constataram que ele cortava cabos e já havia separado cerca de dois metros de fio. O material foi apreendido e o suspeito conduzido à Central de Flagrantes, onde ficou preso à disposição da Justiça.

Pouco depois, por volta de 4h, outra situação semelhante foi registrada na Rua Carlos Gianeli, também no Centro. Câmeras do videomonitoramento flagraram um casal retirando cabos de energia, utilizando serras e uma chave de fenda para cortar os fios. Os agentes da ROMU II chegaram rapidamente ao local e confirmaram a prática criminosa. Além dos cabos, foram apreendidas as ferramentas usadas na ação. O homem e a mulher foram levados à delegacia e permaneceram detidos, sendo que a mulher foi encaminhada à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e o homem à 73ª DP, na Central de Flagrantes.

O comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes, afirmou que as prisões por furto de cabos vêm aumentando no município graças aos flagrantes das câmeras de monitoramento. Ele lembra que tais crimes tiveram a lei alterada recentemente, aumentando a pena para furto, roubo e receptação de equipamentos de telefonia e de transmissão de energia elétrica. 

“Agora, o furto de bens que comprometem o funcionamento de órgãos públicos ou de estabelecimentos públicos ou privados que prestem serviços públicos essenciais passa a ser qualificado. A pena passa de 1 a 4 anos para de 2 a 8 anos, a mesma quando o furto for de fios, cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento ou transmissão de energia elétrica, de telefonia ou para transferência de dados”, explicou. 

Pichação – Mais cedo, por volta de 0h20, a Guarda Municipal também foi acionada para intervir em um ato de vandalismo em Alcântara. Três pessoas, um homem, uma mulher e uma adolescente haviam acabado de pichar um muro na Rua Jovelino de Oliveira Viana, fugindo em um veículo preto. Após buscas, o carro foi localizado na RJ-106, na altura do bairro Colubandê. Durante a abordagem, os agentes encontraram duas latas de spray utilizadas para a pichação. Os envolvidos foram encaminhados à 74ª DP. A adolescente foi liberada na presença da responsável legal, enquanto os demais ficaram à disposição da autoridade policial.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content