Início > Cultura e Turismo > Casa das Artes recebe lançamento de livro

Casa das Artes recebe lançamento de livro

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/08/2017

As histórias de lutas e resistências dos pescadores que atuam na Baía de Guanabara são tema do livro da professora Márcia Ferreira Mendes, intitulado: “Pescadores da Baía de Guanabara: uma história de lutas e resistência”. Com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Artes de São Gonçalo, foi realizado o lançamento do livro, na última sexta-feira (18/08), na Casa de Artes Villa Real, no Zé Garoto. Com presença do secretário da pasta, Carlos Ney Pinho Ribeiro, e do prefeito, José Luiz Nanci, o evento foi prestigiado por cerca de cem pessoas, entre professores, políticos e intelectuais da região.

De acordo com a escritora, o livro aborda as dificuldades dos pescadores, os problemas enfrentados por eles no dia a dia e busca discutir a degradação da Baía de Guanabara e as possibilidades para reverter este quadro.

“Este livro foi escrito a partir da tese de doutorado que apresentei em 2012. Eu vi a necessidade de escrever algo em uma linguagem mais simples, menos acadêmica, para que os pescadores e outros públicos pudessem ter acesso. O livro aborda a difícil realidade e a precariedade no trabalho dos pescadores que atuam na Baía de Guanabara. Muitas pessoas nem sabem que há atividade pesqueira na Baía. Atualmente, há uma grande degradação no local e isso põe em risco a atividade pesqueira. Então há uma preocupação, sendo necessário discutir a realidade dessas comunidades o quanto antes”, observou Márcia Ferreira Mendes.

Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, o livro da professora Márcia chama a atenção de todos para o que acontece na Baía de Guanabara.

“Eu estou aqui hoje para prestigiar o trabalho incansável desta pesquisadora que nos chama a atenção, enquanto cidadão e membro do poder público, para o que está acontecendo na Baía de Guanabara. É de suma importância discutirmos a degradação da Baía e como podemos contribuir para melhorar a atividade dos pescadores”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney Pinho Ribeiro, que também esteve presente ao lançamento do livro, reiterou a importância da obra para a cidade.

“Este é um belíssimo trabalho, além de ser muito relevante para o município. Este livro nos mostra a realidade pela qual passam os pescadores da Baía de Guanabara. A partir desta obra teremos mais informações e dados técnicos sobre a degradação do local e a atividade pesqueira”, concluiu o secretário.

Junto ao lançamento do livro, foi realizada a vernissage da artista plástica e professora Neuza Bastos. A mostra é composta por 25 telas pintadas em óleo sobre tela, acrílica e textura com acrílica, sobre os mais variados temas. A exposição pode ser visitada até o dia 30/08, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Sobre a autora

Márcia Ferreira Mendes Rosa é doutora em Meio Ambiente pela UERJ, mestre em Engenharia Ambiental e Sanitária (UERJ), com especializações em Ciências Ambientais (UFRJ), Gestão Ambiental (UERJ) e Educação (Faculdades Pedro II), atuando como professora de Ciências e Biologia e como consultora em Meio Ambiente e Educação Ambiental. Desenvolve pesquisas na área da saúde coletiva, saúde ambiental e educação ambiental, focando o olhar para a vida, o trabalho e a saúde do pescador artesanal da Baía de Guanabara.


Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: SMTC

Notícias relacionadas

Skip to content