Turismo e Cultura
São Gonçalo celebra o Dia Mundial do Rap com evento gratuito na Praça dos Ex-Combatentes
01/05/2025
“Quem Conta é a Água”. Este é o título da exposição que será inaugurada nesta quinta-feira (08/11), às 19h, na Casa das Artes Villa Real, no bairro Zé Garoto. A mostra fotográfica tem como objetivo discutir as relações entre as religiões de matrizes africanas e a água, passando pela trajetória da Iyalorixá Mãe Márcia D Oxum, que completou 50 anos em 2018. Além da mostra fotográfica, na abertura da exposição, haverá apresentação de grupos de canto, dança e artes de matrizes africanas. A exposição fotográfica pode ser vista até o dia 30/11, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita e a classificação livre.
De acordo com Mãe Márcia D Oxum, a exposição faz parte do calendário do mês da Consciência Negra e marca um momento de reflexão e resistência.
“Este é um momento de reflexão e de busca por uma fala de paz. É necessário demarcar a resistência dos povos tradicionais de matrizes africanas. Nossa ideia de fazer esta exposição surgiu para falarmos da importância da água para o planeta. Eu sou filha de Oxum e Oxum é água, o planeta é água, então é ela quem conta essa história. Minha vida e obra são contadas pela água e é preciso falar sobre ela, sobre a responsabilidade ambiental que temos com nosso planeta. Os povos de matrizes africanas têm em sua tradição essa responsabilidade. Se não mudarmos nossa atitude, em 30 anos perderemos o planeta. Nós brigamos tanto, para que tanta briga se daqui há poucos anos não teremos nem um planeta para vivermos? É preciso ter essa consciência e a água é de suma importância para todos os seres viventes”, explicou a Iyalorixá.
A exposição fotográfica tem apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg). Para o secretário da pasta e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a exposição marca o cinquentenário do trabalho realizado pela Mãe Márcia.
“A cultura é um agente transformador, que traz reflexão. Essa exposição fotográfica se encontra no calendário do mês da Consciência Negra e comemora também os 50 anos do trabalho de Mãe Márcia, uma referência na cultura de matrizes africanas. Além disso, a mostra tem como intuito falar da importância da água para o planeta”, relatou o secretário.
Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, a diversidade é o que torna o Brasil um país tão encantador.
“O Brasil é um país encantador e isso se deve a sua diversidade que deve ser respeitada sempre. A Secretaria de Cultura e Turismo, desde o início do governo, tem dado o exemplo de como a diversidade e a integração são importantes dentro da cidade. É importante essa valorização da cultura brasileira. Tenho certeza de que será uma bela exposição”, afirmou o prefeito.
A Casa das Artes Villa Real fica na Rua Coronel Moreira Cesar, sem número, no bairro Zé Garoto.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom / SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados