Início > Saúde > Cartão SUS: política pública para todo cidadão

Cartão SUS: política pública para todo cidadão

Publicado em:  23/05/2019

O registro geral, popularmente conhecido como carteira de identidade, é um importante documento. Nele, estão contidas todas as principais informações que identificam uma pessoa no território nacional. A mesma importância tem o Cartão Nacional de Saúde, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que registra o histórico de consultas e atendimentos, e garante que as políticas públicas de acompanhamento da rede sejam efetivadas. Em São Gonçalo, somente em 2019, a Prefeitura emitiu mais de 24 mil cartões.

“Mais que uma identificação, o cartão é uma ferramenta que auxilia na sistematização e no constante acompanhamento e cuidado com cada pessoa. Pessoal e intransferível, é de extrema importância que toda a população faça o cadastro. Hoje temos 19 unidades da Secretaria de Saúde que emitem o cartão, que pode ser retirado na mesma hora”, disse Leandro Henrique, Coordenador municipal do Cartão SUS.

Regulamentado pela Portaria do Ministério da Saúde 940/2011, o Cartão Nacional de Saúde serve para unificar a base de dados de vários sistemas existentes no SUS, organizando a identificação do cidadão por meio de um registro único. Esse registro é também a chave de acesso do cidadão ao Sistema, por meio do Portal de Saúde do Cidadão, onde também é possível realizar um pré cadastro que irá gerar um protocolo para a retirada do cartão em uma unidade municipal de Saúde.

Para realizar o pedido, é necessário comparecer a um dos 19 polos, munido de identidade, CPF, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência. O cartão é válido em todo o país e é uma forma de integração dos sistemas de informação e atendimento em saúde no Brasil.

Desde 2002, mais de 2 milhões de cartões foram impressos em São Gonçalo. Para a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, é fundamental a população usufruir desta política pública que é um direito de todos.

“O registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante, porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada a cada pessoa que utiliza a rede pública de saúde. É uma conquista e valorização do SUS, que é a mais importante política pública da saúde, garantindo acesso integral, universal e gratuito a toda população!”, afirmou.

Portal de Saúde do Cidadão

Unidades para solicitação e emissão do cartão SUS :

CLÍNICA DA FAMÍLIA ZERBINI

Avenida Santa Luzia, Santa Luzia

PAM ALCÂNTARA

RJ – 104, 310, Alcântara

Polo Sanitário Washington Luiz Lopes (PSWLL)

Rua Zé Garoto – Próximo a Praça Estephania de Carvalho

USF – CARLOS CHAGAS